Ícone buscar

Projeto de Leitura incentiva as habilidades criativas dos estudantes Seduc de Valença do Piauí

  • José Vinicius
  • 23/05/2024


Uma ferramenta poderosa que permite expandir a criatividade, aprimorar a comunicação e transportar os leitores para mundos extraordinários, a leitura tem se tornado cada vez mais presente nas escolas da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI). Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Maria Antonieta, localizado no município de Valença do Piauí, tiveram a oportunidade de participar de um importante projeto desenvolvido pela escola para incentivar o hábito da leitura. Denominado Oficina de Leitura “Monteiro Lobato”, o projeto tem o objetivo de conscientizar os alunos a respeito da importância do ato de ler e de escrever, desenvolvendo a criatividade, valorizando a cultura e a literatura brasileira.
 
A professora de Língua Portuguesa e orientadora do projeto, Ana Lúcia da Silva, destaca que, na oficina, a leitura não foi apenas um ato solitário, mas sim uma experiência coletiva. “Os participantes tiveram a oportunidade de explorar mundos mágicos, viajar através das palavras e desvendar enigmas escondidos entre as páginas dos livros, além da chance de compartilhar suas impressões sobre as obras, discutir temas importantes e trocar ideias que os enriqueceram tanto como indivíduos quanto como membros de uma comunidade leitora”, explicou.
 
A culminância do projeto foi realizada na biblioteca da escola e contou com nove ações de competência leitora, são elas: Jogral “O Encanto dos Livros”, com foco no escritor brasileiro, Monteiro Lobato; Painel dos Valores, com exposição do conjunto de princípios e valores morais que orientam o comportamento humano; Produção de texto com rótulos; Apresentação teatral breve de uma cena do Sítio do Pica-pau Amarelo, obra clássica da literatura infantil brasileira criada por Monteiro Lobato; Restaurante literário, com um espaço onde os amantes da Literatura podem saborear deliciosos textos; Colmeia de Textos Literários, com um lugar para se conectar com outros leitores apaixonados; dentre outras atividades.
 
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça a importância do incentivo da leitura nas escolas. “Acreditamos que a leitura é uma das ferramentas mais importantes para a formação do cidadão, seja para adquirir novos conhecimentos, ter pensamentos críticos, desenvolver habilidades criativas e também para poder se expressar melhor. Sempre buscamos incentivar projetos como esse que desafiam os estudantes a usarem suas habilidades criativas e que contribuem bastante para o incentivo constante da leitura”, declarou o Secretário da Educação.


Outras Notícias

Notícias
22/06/2024

Secretário Washington Bandeira prestigia formatura de 814 novos graduados pela UAPI em solenidade no Teresina Hall

Notícias
21/06/2024

Estudantes Seduc do Curso Técnico em Marketing Digital produzem vídeo e divulgam a Seduc LEM

Notícias
21/06/2024

Cerca de 100 mil estudantes Seduc fazem simulado da prova Saeb nesta sexta (21)

Notícias
21/06/2024

Estudantes Seduc em Arraial-PI aprendem a criar arte reciclável após curso em parceria com Senar

Notícias
21/06/2024

Xaxado e homenagem ao Cordel marcam Arraial do CETI Gov. Dirceu Mendes Arcoverde

Notícias
20/06/2024

UAPI celebra formatura da segunda turma com expectativa de 800 novos graduados neste sábado (22) no Theresina Hall