Ícone buscar

Mais de 2 mil agentes de portaria de escolas Seduc participam de formação

  • José Vinicius
  • 22/05/2024


A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) promoveu, nos dias 21 e 22 de maio, uma formação destinada aos agentes de portaria integrados nas escolas da Rede Pública Estadual de Educação do Piauí. 2.656 agentes de portaria participaram da formação que tem como objetivo proporcionar os instrumentos necessários para que eles possam trabalhar com maior qualidade, colaborando para propiciar uma cultura de paz no ambiente escolar.
 
Transmitida ao vivo pelo Canal Educação, no Youtube, a capacitação tratou de assuntos como a missão de um agente de portaria, suas principais ferramentas de trabalho, habilidades e as emoções envolvidas, contando com a participação de alguns profissionais de segurança.
 
Na oportunidade, foram prestados conhecimentos sobre noções básicas de primeiros-socorros, além das instruções e procedimentos a serem feitos para socorrer uma vítima. A palestra foi conduzida pela bombeira civil e técnica de enfermagem, Helena Paiva, que trouxe exemplos de como prosseguir em casos de incêndio, desmaio, parada cardiorrespiratória, queimaduras e como verificar a pulsação de uma vítima.
 
“Os agentes de portaria precisam ter essa preparação para saberem lidar com situações adversas que podem surgir no ambiente escolar. Esse é um assunto que precisa ter mais visualizações e mais conhecimento pois ajuda a salvar vidas”, ressaltou a bombeira civil Helena Paiva.
 
Foram apontados ainda pelo Capitão do Corpo de Bombeiros e especialista em Segurança Pública, Antônio Carlos Lira, o procedimento padrão de operações do agente de portaria no ambiente de trabalho, suas funções e responsabilidades, desde a atividade de recepção na portaria da escola, controle de acesso à escola e os recursos eletrônicos de segurança necessários.
 
“Ao longo da nossa jornada, entendemos que um agente de portaria tem as suas atribuições para que ele possa estar desenvolvendo o seu trabalho da melhor maneira possível. Isso envolve desde a sua própria psicologia humana até os momentos de ética e postura”, acrescentou o capitão.

O comandante da Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE), Major Carmos, também participou da formação, abordando a temática da gestão de risco no ambiente escolar e como gerenciar essas informações com as emoções dos agentes de portaria e como saber lidar com as emoções do outro, dando ênfase para a inteligência emocional.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância e compromisso da Seduc em proporcionar aos agentes de portaria momentos de capacitação para assegurar um ambiente seguro nas escolas. "Foram 2 dias de muita informação que prestamos aos nossos agentes de portaria, conduzida pela nossa equipe multiprofissional e convidados parceiros da Seduc. Essa é uma pauta muito importante para o bom funcionamento das nossas escolas e promoção da cultura de paz”, declarou o Gestor da Educação.




Outras Notícias

Notícias
22/06/2024

Secretário Washington Bandeira prestigia formatura de 814 novos graduados pela UAPI em solenidade no Teresina Hall

Notícias
21/06/2024

Estudantes Seduc do Curso Técnico em Marketing Digital produzem vídeo e divulgam a Seduc LEM

Notícias
21/06/2024

Cerca de 100 mil estudantes Seduc fazem simulado da prova Saeb nesta sexta (21)

Notícias
21/06/2024

Estudantes Seduc em Arraial-PI aprendem a criar arte reciclável após curso em parceria com Senar

Notícias
21/06/2024

Xaxado e homenagem ao Cordel marcam Arraial do CETI Gov. Dirceu Mendes Arcoverde

Notícias
20/06/2024

UAPI celebra formatura da segunda turma com expectativa de 800 novos graduados neste sábado (22) no Theresina Hall