Ícone buscar

Mais de 2 mil agentes de portaria de escolas Seduc participam de formação

  • José Vinicius
  • 22/05/2024


A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) promoveu, nos dias 21 e 22 de maio, uma formação destinada aos agentes de portaria integrados nas escolas da Rede Pública Estadual de Educação do Piauí. 2.656 agentes de portaria participaram da formação que tem como objetivo proporcionar os instrumentos necessários para que eles possam trabalhar com maior qualidade, colaborando para propiciar uma cultura de paz no ambiente escolar.
 
Transmitida ao vivo pelo Canal Educação, no Youtube, a capacitação tratou de assuntos como a missão de um agente de portaria, suas principais ferramentas de trabalho, habilidades e as emoções envolvidas, contando com a participação de alguns profissionais de segurança.
 
Na oportunidade, foram prestados conhecimentos sobre noções básicas de primeiros-socorros, além das instruções e procedimentos a serem feitos para socorrer uma vítima. A palestra foi conduzida pela bombeira civil e técnica de enfermagem, Helena Paiva, que trouxe exemplos de como prosseguir em casos de incêndio, desmaio, parada cardiorrespiratória, queimaduras e como verificar a pulsação de uma vítima.
 
“Os agentes de portaria precisam ter essa preparação para saberem lidar com situações adversas que podem surgir no ambiente escolar. Esse é um assunto que precisa ter mais visualizações e mais conhecimento pois ajuda a salvar vidas”, ressaltou a bombeira civil Helena Paiva.
 
Foram apontados ainda pelo Capitão do Corpo de Bombeiros e especialista em Segurança Pública, Antônio Carlos Lira, o procedimento padrão de operações do agente de portaria no ambiente de trabalho, suas funções e responsabilidades, desde a atividade de recepção na portaria da escola, controle de acesso à escola e os recursos eletrônicos de segurança necessários.
 
“Ao longo da nossa jornada, entendemos que um agente de portaria tem as suas atribuições para que ele possa estar desenvolvendo o seu trabalho da melhor maneira possível. Isso envolve desde a sua própria psicologia humana até os momentos de ética e postura”, acrescentou o capitão.

O comandante da Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE), Major Carmos, também participou da formação, abordando a temática da gestão de risco no ambiente escolar e como gerenciar essas informações com as emoções dos agentes de portaria e como saber lidar com as emoções do outro, dando ênfase para a inteligência emocional.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância e compromisso da Seduc em proporcionar aos agentes de portaria momentos de capacitação para assegurar um ambiente seguro nas escolas. "Foram 2 dias de muita informação que prestamos aos nossos agentes de portaria, conduzida pela nossa equipe multiprofissional e convidados parceiros da Seduc. Essa é uma pauta muito importante para o bom funcionamento das nossas escolas e promoção da cultura de paz”, declarou o Gestor da Educação.




Outras Notícias

Notícias
16/07/2025

Clube de Leitura de CETI em Luzilândia promove inclusão com apresentações em Libras

Notícias
16/07/2025

Mais de mil Estudantes Seduc iniciam curso gratuito para tirar primeira habilitação

Notícias
15/07/2025

Piauí aposta em gestão de dados e participa da construção do novo Plano Nacional de Educação

Notícias
15/07/2025

Governador Rafael Fonteles inaugura escola reformada e ampliada em Corrente nesta quarta-feira (16)

Notícias
14/07/2025

Estudantes de Pedro II criam app inclusivo e representam o Brasil em evento de tecnologia

Notícias
12/07/2025

Em Paulistana, Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram reforma e modernização do CETI Paulistana