Ícone buscar

Estudantes Seduc de União e Fronteiras adquirem experiência com a Semana da Enfermagem

  • José Vinicius
  • 21/05/2024



Os estudantes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) da Unidade Escolar Filinto Rêgo, em União, e do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Francisco Alves de Sousa, em Fronteiras, tiveram a oportunidade de fortalecer os seus conhecimentos e adquirir mais experiência com a realização da III Semana da Enfermagem, que é promovida anualmente pela escola.
 
O objetivo do projeto é promover o acolhimento dos estudantes, mostrando a importância dos futuros técnicos de enfermagem e o exercício de sua futura profissão. Com a participação de profissionais que já trabalham na área, a Semana de Enfermagem contou com atividades como palestras, Minicurso sobre noções básicas de punção venosa periférica e sinais vitais e uma gincana cultural.
 
Para a estudante do curso técnico de enfermagem da escola, Laís Santos, a semana de enfermagem proporcionou para ela uma experiência enriquecedora. “Vivenciando o curso técnico de enfermagem aprendemos o quão valioso e precioso é o serviço prestado pela equipe de enfermagem. Tivemos a oportunidade de aprofundar todo o conhecimento, adquirir novos conhecimentos e trocar experiências com os alunos mais avançados que já estão na fase final dos estágios. Essa foi também uma oportunidade de conhecer os professores orientadores de estágios”, detalhou a estudante.

A diretora da unidade educacional, Gleiciane Carvalho, destacou que o projeto proporciona aos estudantes a oportunidade de exercer uma futura profissão de qualidade. “A semana da enfermagem significa criar um momento de reflexão na área da saúde, refletindo a prevenção de doenças, a promoção da saúde e a recuperação dos pacientes. É um momento de parabenizar a profissão que permite crescer constantemente, tanto em habilidades técnicas quanto em habilidades interpessoais”, afirmou a gestora.
 
Além do curso técnico de Enfermagem, a escola Filinto Rêgo oferta os cursos de Informática e Administração, com um total de 259 estudantes matriculados. Atualmente 78 estudantes estão realizando estágio por meio da escola.
 
O CETI Francisco Alves de Sousa, em Fronteiras, foi mais umas das escolas Seduc que realizou a Semana de Enfermagem. Com o tema “Enfermagem em ação: responsabilidade, respeito, ética e cuidado humanizado”, os estudantes da escola contaram com palestra sobre atendimento humanizado em saúde, roda de conversa sobre a importância do estudo e preparação do profissional de excelência e uma palestra sobre os cuidados e ética na enfermagem, além dos relatos da experiência profissional de ex-alunos da escola do curso técnico em enfermagem.
 
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou a importância de projetos como esse para preparar os estudantes para o mundo do trabalho. “É muito importante que os estudantes tenham experiências como essa, além da teoria, para adquirir novos conhecimentos e estarem ainda mais preparados para o mundo do trabalho. Buscamos apoiar e incentivar esses belíssimos projetos desenvolvidos nas escolas que muito contribuem para que os nossos jovens estejam qualificados para desempenhar suas habilidades profissionais”, declarou.

Outras Notícias

Notícias
15/07/2024

Aulas do Projeto Turismo Escolar podem ser acompanhadas pelo Youtube da Seduc e pela plataforma do Canal Educação

Notícias
12/07/2024

Estudantes Seduc conquistam mais de 600 medalhas nas Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica e na Mostra de Foguetes 2024

Notícias
12/07/2024

Seduc divulga lista dos Estudantes e Professores classificados para a Imersão Presencial do Seduc LEM

Notícias
11/07/2024

Seduc realiza oficina de trabalho sobre planejamento e execução orçamentária

Notícias
11/07/2024

Secretário Washington Bandeira participa de ações do “Dia D” do Alfabetiza Piauí

Notícias
10/07/2024

Seduc realiza curso de Português para Professores da Worcester Technical High School que irão receber estudantes do Seduckathon