Os dez times formados por estudantes da Seduc que participaram do 1º Seduckathon deram o primeiro passo preparatório para o intercâmbio educacional internacional anunciado pelo Governador Rafael Fonteles e pelo Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira. Até quinta-feira (16), oito equipes se deslocam ao posto da Polícia Federal (PF), no Espaço Cidadania do Shopping Rio Poty, em Teresina, para a emissão de passaportes.
Ao todo, 50 alunos e 10 professores participarão de atividades de imersão que envolvem cursos de programação, cursos livres, passeios e atividades culturais nos Estados Unidos e na Coreia do Sul. Com exceção dos times do Liceu Parnaibano e CETI Augustinho Brandão, que farão o procedimento em Parnaíba, os demais terão o documento emitido na capital piauiense.
Todo o procedimento para a emissão dos passaportes contou com o acompanhamento da Seduc, que cuidou do requerimento dos documentos, do agendamento dos alunos e professores, além da logística de deslocamento até o posto da PF, incluindo transporte e alimentação.
A estudante Emily Maiane de Carvalho, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Paulistana, viajou com sua equipe de Paulistana para emitir o passaporte em Teresina. A equipe ficou em quarto lugar na competição com o projeto “Teacher Talk”, que visa contribuir na inclusão de alunos com deficiência auditiva, convertendo áudio para Libras.
“Estou aqui com a minha equipe para emitir o passaporte. Essa nova etapa tem sido muito gratificante por conta de toda a assistência que a equipe da Seduc nos deu. É tudo muito novo, então esse acompanhamento é fundamental. Estamos felizes e animados para fazer o curso de inglês e realizar o intercâmbio internacional. Será uma oportunidade única de aprendizado”, comentou Emily.
No CETI Nossa Senhora do
Patrocínio, em Pio IX, a animação é a mesma. A equipe, que ficou em terceiro
lugar, está inspirando outros colegas da escola a se dedicarem para que a
escola tenha novamente um time entre os finalistas da próxima edição do Torneio.
“Os alunos estão muito
empolgados. Após o Seduckathon, fomos recebidos em nossa cidade com muita
festa. A competição, sem dúvidas, inspira novos talentos em várias áreas. Na
nossa escola, os demais alunos já estão ansiosos para participar na próxima
edição”, disse o Professor Orientador Diógenes Vieira.
O Secretário de Estado da
Educação do Piauí, Washington Bandeira, explica que, após a emissão dos
passaportes, os estudantes e professores terão um curso intensivo de inglês
preparado pelos Professores da Seduc. As viagens estão previstas para novembro
deste ano.
“A dedicação de cada
participante nos desafios propostos tornou o Seduckathon um sucesso. Vamos
recompensá-los da melhor maneira: com uma oportunidade única de imersão e
conhecimento nas maiores instituições tecnológicas do mundo. Até lá, os
estudantes e professores participarão de turmas especiais para o aprendizado da
Língua Inglesa. Sem dúvidas, o inglês é uma ferramenta importante para que
nossos jovens se conectem com o mundo”, disse o Secretário.
Durante três dias de atividades intensas, o Seduckathon reuniu 10 times de estudantes da Rede Pública Estadual matriculados nos Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos. No evento, eles apresentaram projetos com soluções práticas para aprimorar a rotina escolar.