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Washington Bandeira aposta na qualificação profissional para reduzir evasão nas turmas de Alfabetização de Jovens e Adultos

  • Maria Luiza Barreto
  • 06/05/2024

A qualificação profissional foi o caminho que a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) encontrou para que 1.125 Jovens, Adultos e Idosos permanecessem matriculados nas turmas de Alfabetização e aprendam a ler e escrever. A iniciativa é uma parceria entre a Seduc PI e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e já conta com 75 turmas em 40 escolas SEDUC, distribuídas nas 21 Gerências Regionais de Educação.

Os cursos ofertados aos alunos da alfabetização são: produção caseira de pães e bolos, artesanato com materiais recicláveis, produção de temperos e condimentos, alimentação alternativa, doces e geleias artesanais, produção de polpa de frutas.


O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, explicou que no Piauí o maior percentual de analfabetos têm mais de 40 anos e que essas pessoas precisam de incentivo para voltar e permanecer na escola. “Esses jovens, adultos e idosos estão desenvolvendo as habilidades de leitura e escrita e, associado à alfabetização, estão também fazendo os cursos FIC, cursos técnicos de curta duração. Com isso, estes estudantes se motivam a permanecer nas aulas, pois os cursos também facilitam seu ingresso no mercado de trabalho e os motiva a empreender”, detalhou.

De acordo com Washington Bandeira, os cursos têm sido uma valiosa motivação na vida dos estudantes da Alfabetização de Jovens Adultos e Idosos – AJA. “Muitos dos estudantes já estão colocando em prática o que aprenderam nas escolas. Estão produzindo pães, bolos, geleias e comercializando esses produtos nas comunidades que vivem”, contou. 

Aos 28 anos e mãe de três filhos, Jovelina Ferreira da Silva sabia apenas escrever seu nome e resolveu voltar a estudar. Moradora do Assentamento Mangabeira, no município de Boa Hora, ela se matriculou na Alfabetização de Jovens e Adultos do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Pedro Coelho Resende, onde também participou do curso de Pães e Bolos, e já está comercializando sua produção.


“Hoje em dia as coisas dependem mais da leitura, aí quis voltar a estudar e agora eu tenho um sonho de abrir meu próprio negócio. Com o curso que fiz, de pães e bolos, estou fazendo os pães na minha casa e vendendo. Faço os doces, coloco as fotos no WhatsApp e o pessoal me pede”, disse.

Jovelina que tem três filhos, de 10 anos, 7 anos e 2 anos, disse ainda que o estudo vai ajudá-la na educação das crianças. “Vou aprender e ensinar para eles também minha profissão. Quero aprender mais e melhorar de vida”.

Washington Bandeira afirma que Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos também é a aposta do governo Rafael Fonteles para continuar melhorando os índices de escolarização dos piauienses. “O Piauí é o único estado brasileiro a cumprir a Meta 10 do Plano Nacional da Educação, ofertando Educação Profissional aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e agora a Seduc ampliou a ação para os estudantes do AJA (Alfabetização de Jovens e Adultos), como forma de incentivar os alunos matriculados no I segmento (Ciclo de Alfabetização) a darem continuidade aos estudos”, comenta. 

Meta 10: com 27,6% das matrículas da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (EJA TEC), o Piauí é o único estado do Brasil a atingir a meta nacional do Meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE), segundo dados do Censo Escolar 2023. 

Em 2023, o EJA TEC esteve presente em 64 escolas Seduc, beneficiando mais de 26 mil estudantes com 20 cursos em áreas como gestão, saúde e tecnologia da informação. “Esse ano, a Seduc ampliou de 64 para 355 o número de escolas com oferta de EJA integrada à Educação Profissional. A Seduc está à frente de outros estados na oferta de ensino profissional, porque estamos trabalhando em conexão com o setor produtivo e ofertando cursos ligado à vocação econômica de cada região e com altos índices de empregabilidade”, detalhou Bandeira.

Somente com a oferta da Rede estadual de Educação, o Estado ultrapassou a meta estabelecida pelo PNE de oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos (EJA), nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional, técnica e tecnológica.

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