Governador Rafael Fonteles inaugura modernização do CETI Professora Isabel Ribeiro de Jesus, em Lagoa do Barro (PI)

• Pedro Melo
  • 02/05/2024

A Educação Pública do município de Lagoa do Barro, distante 493 quilômetros de Teresina, ganhou um Centro Educacional totalmente renovado. Nesta quinta-feira (2), o Governador Rafael Fonteles inaugurou a reforma, ampliação, modernização e climatização do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professora Isabel Ribeiro de Jesus.

O investimento em infraestrutura, que já foi executado na escola, é de R$ 1.554.129,46. Os novos espaços educacionais contam com salas de aula modernas e tecnológicas, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, banheiros equipados, bloco administrativo, refeitório e área de serviço. Além disso, foram investidos R$ 600 mil na aquisição de materiais e equipamentos, como splits, kits para laboratórios, conjunto aluno com mesa e cadeira, bebedouros, dentre outros, por meio do Programa Moderniza Seduc.

Na ocasião, Rafael Fonteles autorizou a construção da Quadra Poliesportiva do CETI Professora Isabel Ribeiro de Jesus. O investimento estimado é de R$ 950.000,00 (novecentos e cinquenta mil reais).

“Nós temos uma escola na região que recebeu mais de 2 milhões de reais de investimento e eu vou anunciar agora a construção da quadra poliesportiva. Com isso, nós vamos ter um verdadeiro Centro de Educação Integral com Educação Profissional”, disse o Governador.

Representando o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o Superintendente Executivo da Seduc, Rodrigo Torres, comentou sobre a importância dos investimentos na Unidade. “É uma escola que virou de Tempo Integral neste ano, de 2024, e agora com toda essa estrutura pode avançar no seu desempenho e melhorar nas posições do IDEB. É o que a gente espera: gerar oportunidade para os alunos e alunas”, disse.

Maria Artemizia Sousa, estudante da 3ª Série do Ensino Médio, é monitora de Língua Portuguesa e ressaltou a importância da nova infraestrutura para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

“Gostaria de falar sobre a nova estrutura da escola, a biblioteca e o laboratório de ciências, e como são importantes para os nossos estudos. A biblioteca, por exemplo, além de incentivar a leitura, também disponibiliza materiais voltados para o Enem e outros vestibulares. A parte do laboratório também é muito importante para nossas aulas de biologia, física e química, nos ajudando a compreender por meio da prática. Nossos resultados serão melhores”, afirmou.

Também estudante da 3ª Série do Ensino Médio, Samila Costa da Silva, agradeceu a autorização para a construção da quadra poliesportiva na escola.

“Bom, essa quadra vai ser muito interessante para os jovens jogadores que sonham em ter uma profissão na área. E para os alunos da escola, que vão ter mais incentivo na parte esportiva, de poder ter um espaço próprio para gincanas, apresentações culturais, festas juninas e muito mais”, reforçou.

O CETI Professora Isabel Ribeiro de Jesus atende mais de 190 estudantes de Ensino Médio, nos quais 62 já estão matriculados na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. Na Unidade são ofertados os Cursos Técnicos em Administração e Informática. O CETI pertence à 12ª Gerência Regional de Educação (GRE).

“Estamos fortalecendo a infraestrutura física e o mobiliário das nossas escolas, especialmente as de Tempo Integral. Outros espaços educacionais também receberão investimentos para reformar, ampliar, modernizar e climatizar para que também fiquem no padrão de qualidade Seduc”, finalizou Washington Bandeira, Secretário de Estado da Educação.