Inscrições para o Encceja 2024 iniciam nesta segunda-feira (29)

• Ascom Seduc
  • 29/04/2024

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja 2024, iniciam nesta segunda-feira (29).

O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep e é destinado a pessoas que ainda não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio, mas desejam obter o diploma para dar continuidade à vida escolar.

As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, neste site e encerram no dia 10 de maio.

Aos candidatos que necessitarem de atendimento especializado, é necessário indicar a condição específica no sistema de inscrição. Para quem desejar o tratamento pelo nome social também é necessário indicar na página o interesse. Ambos os procedimentos são realizados dentro do prazo de inscrição.

Todos os candidatos devem preencher um questionário socioeconômico e informar os dados pessoais para se inscreverem.

Quem pode participar do Encceja 2024

Podem participar do Encceja 2023 candidatos que se enquadrem na idade mínima exigida por nível de ensino:

·        Ensino fundamental: brasileiros com 15 anos ou mais no dia da prova.

·        Ensino médio: brasileiros com 18 anos ou mais no dia da prova.

Provas do Encceja 2024

As provas do Encceja 2024 serão aplicadas no dia 25 de agosto, sendo quatro horas no período matutino e cinco horas no período vespertino. No Piauí, o exame será realizado em quatro municípios: Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos.

Com informações do Inep