Ícone buscar

Mais de mil estudantes Seduc participam de aula sobre Metaverso e Realidade Aumentada durante Seduckathon

  • Willame Lucas
  • 25/04/2024

Mais de mil estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram, nesta quinta-feira (25), da experiência de uma aula inaugural sobre Metaverso e Realidade Aumentada. A aula aconteceu durante o evento Seduckathon, realizado no Centro de Convenções de Teresina (CCT), em Teresina.

O lançamento é resultado de uma parceria do Deputado Federal do Piauí, Jadyel Alencar, com a Meta, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) para o desenvolvimento do curso Metaverso e Realidade Aumentada no Estado.


O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou o lançamento da parceria durante o Seduckathon, uma ação inédita do Governo do Estado dedicada a incentivar estudantes a elaborarem projetos utilizando Inteligência Artificial e Programação.

“Estamos muito entusiasmados em trazer mais uma oportunidade de conhecimento educacional, formativo, profissional e pessoal para os nossos estudantes, com essa parceria com a big tech Meta, para um curso de metaverso, realidade aumentada e marketing digital. Essa é uma ação complementar aos cursos já ofertados nas escolas Seduc para que os estudantes possam ingressar no mundo do trabalho moderno de forma mais eficiente.”, disse o secretário.



Estudantes Seduc matriculados nos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos e Marketing Digital acompanharam a aula conduzida pelo especialista da Meta, Pedro Leal, que detalhou como realidade estendida (XR), Tecnologias para criar experiências de realidade aumentada e efeitos criados pelo software Meta Sparks Studio podem auxiliar o desenvolvimento dos seus projetos nas escolas.

Segundo o Deputado Jadyel Alencar, a proposta do curso é auxiliar os estudantes a adquirir novos conhecimentos e habilidades tecnológicas para o mundo do trabalho. “É uma oportunidade única que coloca o Piauí na vanguarda do melhor ambiente digital que há no mundo, pois queremos que saiam milhares de programadores em todas essas áreas e que o Piauí chegue na frente com toda essa transformação desde ensino até infraestrutura”, declarou o deputado.



De acordo com o gerente de Políticas Públicas da Meta, Marconi Machado, o estado do Piauí sai na frente entre os estados que desenvolvem a capacitação no mundo digital. “Nós estamos falando de um treinamento no qual iremos trazer a oportunidade de os jovens entenderem para onde eles podem ir, para onde o mercado de trabalho aponta. Então, a Meta está trazendo para o estado do Piauí a trilha “Descobrindo o futuro do mercado de trabalho” e isso faz com que eles possam ter cursos dentro de toda a estrutura do estado. Nós escolhemos 10 estados do Brasil para trazermos esse treinamento e eu posso dizer que de fato esse tem sido o mais bonito e mais organizado do Brasil, muito à frente dos outros estados brasileiro”.

Nicolle Araujo dos Santos estuda no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Altina Pestana, em Altos, e já busca se aprofundar na área da programação. Ela conta como os conteúdos repassados na aula inaugural já estão sendo vistos nas aulas de programação na escola. “Estamos produzindo jogos na plataforma da Seduc e essa conversa trouxe mais ideias de como podemos aproveitar para desenvolver sites, utilizar as plataformas para aprimorar os estudos. Adorei conhecer o Seduckathon e todos os espaços. Tem sido divertido”, disse a estudante.

Estiveram presentes na solenidade o Reitor do IFPI, Paulo Borges; o Secretário de Inteligência Artificial e Economia Digital do Piauí, André Macedo; os superintendentes da Seduc, Paulo Henrique Pinheiro (SUEPTEJA) e Rodrigo Torres (SUPEX).

Outras Notícias

Notícias
12/07/2024

Programa Alfabetiza Piauí inicia aulas nesta segunda-feira (15)

Notícias
12/07/2024

Estudantes Seduc conquistam mais de 600 medalhas nas Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica e na Mostra de Foguetes 2024

Notícias
12/07/2024

Seduc divulga lista dos Estudantes e Professores classificados para a Imersão Presencial do Seduc LEM