Ícone buscar

Seduc abre inscrições para o processo seletivo da Olimpíada Científica de Língua Portuguesa

  • José Vinicius
  • 25/04/2024

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) abre as inscrições para o processo seletivo da Olimpíada Científica de Língua Portuguesa (OCLIPI). Destinada a estudantes e professores das escolas públicas municipais e estaduais do Piauí, a OCLIPI é uma ação educativa com o objetivo de fomentar, na Educação Básica, o ensino de Língua Portuguesa orientado pela pesquisa científica, promovendo o letramento científico, com exploração de aspectos das culturas locais, fortalecendo os vínculos identitários e o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de maio por professores de Língua Portuguesa em efetivo exercício da função no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e na 1ª e 2ª série do Ensino Médio, exclusivamente pelo formulário disponível no link https://www.seduc.pi.gov.br/Seducolimpica.  Os estudantes serão inscritos pelo professor, compondo assim a equipe participante.

No ato da inscrição, o professor da equipe preencherá um formulário indicando a composição da equipe, com seus dados, os da escola e dos quatro estudantes que irão compor a equipe, bem que como indicando possíveis temáticas de pesquisa que pretende desenvolver.

A primeira etapa de seleção da OCLIPI consiste em um Curso de formação que será ofertado aos professores pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com duração de 60 horas. A seleção na primeira etapa será realizada com base no projeto de pesquisa elaborado pelos professores, no qual serão avaliados por uma comissão julgadora, que selecionará 42 projetos, sendo, pelo menos, um por GRE.

Na segunda etapa, as equipes selecionadas desenvolverão as pesquisas projetadas, no período de 3 meses. Ao final do prazo de desenvolvimento das pesquisas, as equipes apresentarão os resultados alcançados no Seminário de Pesquisa Escolar de Língua Portuguesa, que será realizado em Teresina.

Os trabalhos serão avaliados por especialistas em pesquisa e os projetos serão classificados nas categorias Ouro (05); Prata (17) e Bronze (20), com entrega de medalhas para todas as equipes.

Os estudantes medalhistas de ouro serão premiados com bolsa de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), por um período de 6 meses, a partir da data do resultado da segunda etapa, prevista para o dia 28 de fevereiro de 2025.

CONFIRA O EDITAL AQUI

Outras Notícias

Notícias
12/07/2024

Programa Alfabetiza Piauí inicia aulas nesta segunda-feira (15)

Notícias
12/07/2024

Estudantes Seduc conquistam mais de 600 medalhas nas Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica e na Mostra de Foguetes 2024

Notícias
12/07/2024

Seduc divulga lista dos Estudantes e Professores classificados para a Imersão Presencial do Seduc LEM

Notícias
11/07/2024

Seduc realiza oficina de trabalho sobre planejamento e execução orçamentária

Notícias
11/07/2024

Secretário Washington Bandeira participa de ações do “Dia D” do Alfabetiza Piauí

Notícias
10/07/2024

Seduc realiza curso de Português para Professores da Worcester Technical High School que irão receber estudantes do Seduckathon