Dez
times formados por estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc),
matriculados nos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação
de Jogos Digitais, vão disputar o Seduckathon pela oportunidade de participar
de intercâmbio educacional internacional.
A
etapa final primeira competição de tecnologia e programação da Seduc começa
nesta quarta-feira (24) e segue até 26
de abril.
Cada
time idealizou um projeto que será apresentado no Centro de Convenções de
Teresina e as dez equipes foram selecionadas após passar por um processo
avaliativo que, na primeira etapa, contou com 1.500 estudantes inscritos.
Ao
final, dos seis times vencedores, quatro times irão para um intercâmbio de um
mês em Massachusetts, nos Estados Unidos, e dois times irão para Seul, na
Coreia do Sul, totalizando 30 alunos que terão a experiência de um intercâmbio
internacional.
Em
Parnaíba, a equipe do Liceu Parnaibano vai apresentar o AEE Buddy, um
sistema para auxiliar na identificação de comportamentos e emoções em sala de
atendimento educacional especializado.
O
professor Francisco Coelho explicou que o projeto desenvolvido pelos alunos do
Liceu Parnaibano tem por objetivo otimizar estratégias de ensino e promover um
ambiente educacional eficaz, através da observação e compreensão dos padrões
comportamentais dos estudantes.
“O
nosso projeto tentará desenvolver uma ferramenta para auxiliar nessa análise de
comportamentos e emoções, especialmente em sala de AEE”, disse o orientador do
time.
Do
município de Pio IX, a equipe do CETI Nossa Senhora do Patrocínio, vai
apresentar um Conselheiro Virtual de Saúde Mental na Escola. Segundo o
professor Diógenes, responsável pela equipe, o projeto visa diminuir os
impactos causados pela pandemia.
“Nós
pensamos em uma maneira mais segura do adolescente poder desabafar e poder ser
aconselhado, principalmente nessas questões voltadas para a saúde mental.
Então, criamos um serviço chamado Conselheiro Virtual, que poderá ser acessado
tanto pelo computador ou pelo celular, onde o jovem vai conversar e receber
conselhos da inteligência artificial. Após o aconselhamento, o aluno, se
preferir, poderá ser encaminhado para um atendimento presencial pela
coordenação do colégio”.
O
time do CETI Maria da Conceição Salomé, em Teresina, chegou à etapa
final do Seduckathon com a proposta de um aplicativo de rastreamento e
localização dos ônibus escolares da Seduc – Connect School Bus.
O
professor Júnior Araújo explicou que o transporte público é essencial para uma
comunidade, no entanto, o sistema ainda carece de inovações e informações sobre
as rotas, localização e os horários. A ferramenta vem para garantir mais
conforto e comodidade para pais e alunos.
“O
aplicativo de rastreamento e monitoramento de ônibus escolar possibilitará aos
responsáveis acompanharem seus filhos em tempo real com a localização do
veículo, além de receber as notificações em relação ao embarque e desembarque
dos alunos. Esta proposta deverá ser implementada por um aplicativo para os
pais, responsáveis, estudantes, gestores e motoristas, se tornando uma
ferramenta facilitadora entre os envolvidos no transporte escolar”, afirmou.
O
4º projeto selecionado foi desenvolvido pelos estudantes do CETI Raimundinho
Andrade, em Campo Maior, denominado “Seduc Guard: Propondo Melhorias na
Segurança Escolar Através de Uma Plataforma Web”.
O
projeto tem por objetivo propor melhorias de segurança nas escolas, por meio de
um aplicativo onde os alunos possam realizar denúncias. O gestor da escola terá
acesso ao histórico de denúncias para gerir a situação e acionar a polícia ou
outras autoridades, em casos extremos, para que possam prestar o socorro.
De
acordo com o professor orientador do projeto, Olímpio Passos, a ideia é que as
denúncias possam ter uma resposta mais ágil. “Para desenvolver o sistema, nós
estamos utilizando tecnologias como HTML, CSS e o JavaScript. Queremos ter um
aplicativo que realmente funcione e que seja inteiramente intuitivo”, afirmou.
O
projeto Programação Transporte Escolar, criado pela equipe do CETI
Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, foi criado após a análise de todas
as necessidades encontradas no transporte escolar. O time decidiu criar uma
aplicação que conseguisse otimizar essa rota, trazendo inúmeros ganhos como:
redução no custo operacional, criação de relatórios úteis para tomada de
decisões, redução do tempo de deslocamento no trajeto e assim proporcionar
tanto para alunos como colocar condutores um ganho na saúde físico e mental.
“Construímos o projeto baseado no transporte escolar que também é uma necessidade, pois depende da localização dos alunos, alguns chegam a ficar até três horas diárias no trajeto de deslocamento de sua casa até a escola e da escola até sua casa”, disse o professor orientador, Gilvan Alves.
Idealizado
por meio da realidade de alunos com deficiência auditiva, o CETI Paulistana,
localizado no município de Paulistana, criou o projeto “Teacher Talk”, visando
alcançar uma maior inclusão de alunos com deficiência auditiva. A ferramenta
servirá de conversão de áudio para Libras, podendo ser aplicada a outros
alunos, para que haja essa comunicação facilitada dentro da sala de aula e um
maior entendimento de conteúdo.
“Esses
alunos na maioria das vezes interpretam o que o professor fala apenas pela
leitura labial, por isso vimos a necessidade do desenvolvimento desse projeto
que tem uma capacidade de uso muito grande, não somente dentro da nossa escola,
mas que pode melhorar a inclusão em um contexto geral”, completou o professor
orientador, Sales Macedo.
A
proposta desenvolvida pelos alunos do Centro Estadual de Tempo Integral
(CETI) Raimundo Pessoa, do município de Monsenhor Gil, é um projeto voltado
para promover a inclusão no ambiente escolar. O professor orientador, Gabriel da Silva Lima Cruz, explica que a iniciativa tem como foco minimizar os desafios
enfrentados pelos estudantes com síndrome de Down no processo de aprendizagem.
“Os
alunos perceberam que a pauta da inclusão é uma realidade cada vez mais
presente em diversas instituições de ensino. O objetivo do projeto é fazer com
que os professores saibam lidar melhor ainda com esses alunos e transformar sua
forma de ensinar em algo mais dinâmico e divertido. Para os jovens, acredito
que está sendo uma experiência enriquecedora, são novos conhecimentos que
fortalecem a formação acadêmica e profissional, mas também promovem a cidadania
e outros valores como o respeito e a inclusão”, comentou.
No
município de Guaribas, distante 656 quilômetros de Teresina, os alunos da 2ª
Série do Curso de Desenvolvimento de Sistemas do Centro Estadual de Tempo
Integral (CETI) Paulo Freire vão apresentar uma plataforma adaptativa
educacional integrada com inteligência artificial (IA).
De
acordo com o professor orientador, Eraques Folha, os estudantes perceberam que
o avanço tecnológico trouxe novas ferramentas educacionais que facilitam o
processo de ensino e aprendizagem.
“Com
isso, surgiu a nossa ideia do projeto Edula, uma plataforma educacional que
personaliza os estudos de cada estudante, adaptando-se às necessidades e
habilidades individuais para aprimorar o desempenho acadêmico. Nossa
expectativa é mostrar o quanto a educação tecnológica proporciona novos
caminhos cheios de oportunidades e experiências. Para nossa equipe do CETI
Paulo Freire, é uma oportunidade única, estamos animados”, conta.
A
nona equipe selecionada é de Teresina e formada pelos estudantes do CEEP
Pref. João Mendes O. de Melo, que criaram o Programa de Administração de
Nutrição Diária Alimentar - PANDA ALIMENTAÇÃO.
Com
orientação do professor Alan Jheyson, o programa avalia a quantidade de
refeição da escola e calcula de acordo com a quantidade de alunos no dia. “O
PANDA permite que o aluno solicite no início do dia a refeição e, desta forma,
a equipe do refeitório pode quantificar de forma mais precisa a quantidade de
alunos e ver a especificidade alimentar, como alérgenos. Também realiza o
controle da fila. Controlando a
quantidade servida, a escola reduz o risco de alunos não receber a refeição”,
disse.
A
10ª equipe selecionada é do CETI Conselheiro Saraiva, em Batalha-PI,
desenvolveu a plataforma Livrotech, um sistema que permite a consulta do acervo
bibliográfico, o empréstimo e a renovação a partir do cadastro de usuários e
livros disponíveis na escola.
“Pensamos
em implementar a acessibilidade para nossa bibliotecária que possui deficiência
visual, facilitando a consulta ao acervo de livros disponíveis. Estamos muito
animados com a expectativa da competição”, disse o professor orientador Mayke
Lobardo.