Medalhista da OBMEP, estudante Seduc participa do 9º Encontro do Hotel de Hilbert em Natal (RN)

• Maria Luiza Barreto
  • 23/04/2024

Gabriel Barbosa, aluno do 3º ano da U.E. Gervásio Costa, localizado em Barras, desembarcou em Natal–RN, neste domingo (21), para participar do 9º Encontro do Hotel de Hilbert (EHH).

O evento, que ocorre de 22 a 26 de abril, reúne 160 medalhistas das Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)  de todo o território nacional que se destacaram no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC).

Em 2023, Gabriel conquistou medalha de prata nacional e medalha de ouro regional na OBMEP. Ele também foi medalhista na Maratona Tech, maior evento olímpico escolar na área tecnológica do Brasil, com medalha de bronze, sendo o único estudante de escola pública do Piauí a subir ao pódio.

O gestor da U.E. Gervásio Costa, Ezequiel Carvalho, destacou o desempenho do estudante e o descreveu como um jovem apaixonado pelos estudos e engajado em causas sociais. “O Gabriel é ótimo aluno, vem sempre se destacando nas avaliações internas e externas da escola, um jovem apaixonado por estudar. Também percebo que ele é um estudante muito preocupado com as causas sociais e é bem politizado. Esse ano 2024, ele assumiu presidência do grêmio estudantil da escola e participou do programa Parlamento do Futuro da ALEPI”.

No primeiro dia do EHH, Gabriel contou que está empolgado com o evento. O estudante afirmou que ter sido selecionado é a realização de um sonho e o sentimento é maravilhoso. “Eu estou apenas no meu primeiro dia ainda, mas já posso dizer que é algo para guardar por toda a vida! É um evento agradável com várias atividades divertidas para os estudantes. Estou aprofundando o meu conhecimento na área matemática e em outras áreas relacionadas e também aumentando meu conhecimento para a vida. É uma experiência nota 10. Fico muito feliz e alegre de estar aqui e com certeza é algo incrivelmente especial”, ressaltou.

Hotel de Hilbert

Em 1925, o matemático alemão David Hilbert apresentou um paradoxo do infinito. Nele, há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado.

Em linguagem matemática, é mais ou menos assim: o hóspede do quarto N pula para o quarto N+1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas.

Inspirada nessa ideia, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) criou, em 2011, o Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) para os alunos com melhor desempenho acadêmico no Programa de Iniciação Científica Jr (PIC).