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Dia Mundial do Livro: Seduc incentiva importância da leitura com projetos educacionais nas escolas

  • Ascom Seduc
  • 23/04/2024


Celebrado no dia 23 de abril, o Dia Mundial do Livro exalta a reflexão sobre a importância da leitura para o ser humano. O Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral foi escolhido pela Unesco para prestigiar a obra de dois grandes expoentes da literatura mundial. William Shakespeare, do Reino Unido, e Miguel de Cervantes, da Espanha, cujos aniversários de morte são marcados em 23 de abril. Ao longo do ano letivo, as escolas da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) realizam diversos projetos com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre os estudantes da Rede Estadual de Educação.

 Buscando superar os limites da sala de aula, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Padre Joaquim Nonato Gomes, localizado na zona Sul de Teresina, desenvolve anualmente o projeto de leitura “Clube Literário Saru”, em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

 Segundo o coordenador do clube literário, Aluiso Castelo Branco, o projeto é planejado para ser desenvolvido semestralmente, dentro do calendário acadêmico da escola. "Realizamos diversas atividades como rodas de leitura, debates, pesquisas, palestras, produção de cordéis e pinturas em tela, de forma integrada com os professores de Língua Portuguesa", acrescentou.

 Dentre outras responsabilidades, os estudantes da escola ficam encarregados de produzirem cordéis para serem expostos na culminância do projeto. A aluna Eduarda Teixeira revela que com o projeto literário pôde se sentir mais confiante com a sua escrita e leitura. "Esse projeto é de extrema importância para o nosso desenvolvimento enquanto alunos e enquanto cidadãos também. Além de desenvolver a nossa leitura, escrita e nosso aprendizado, ele desenvolve várias outras áreas, como a cultura, a arte, dentre outras", enfatiza a aluna.

 Em São Raimundo Nonato, Júlio Mikael, aluno do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Gercílio de Castro Macêdo, é autor do livro de poemas “Para Descobrir o Amor”, que traz poemas produzidos com incentivo dos professores do CEEP que, por meio da leitura, promoveram habilidades como oratória e produção textual nos educandos, além de criatividade, autonomia, liderança e trabalho em equipe.

 Júlio Mikael é aluno PCD com algumas limitações, vivia lendo pelos corredores e todos os dias escrevia um poema e mostrava para os seus professores, demonstrando talento e interesse pela leitura.

 “O livro retrata várias vivências de amores e provoca a reflexão sobre as diferentes maneiras de amar. Isso instiga os leitores a entender que o amor não é só romantismo, que nas diversas aflições se faz necessário amar. Ser resiliente também é uma característica do amor, perder, perdoar, chorar, se reinventar, são diversas formas para se descobrir como amar”, revelou Júlio.

 Com o objetivo de ampliar o acesso à literatura incentivando o hábito da leitura por meio de discussões literárias, o CETI José Narciso da Rocha Filho, localizado no município de Piripiri, realiza anualmente o Salão do Livro da instituição, o SALIJONAR. O evento reverencia nomes da literatura brasileira e traz destaque para os escritores piauienses e piripirienses.

 O projeto conta com atividades como declamação de poesias, exposição de desenhos e fotografias, palestras, rodas de conversa, oficina de musicalização, vendas de obras literárias e apresentações musicais.

 Para a estudante do Ensino Médio, Evelyn Lopes, o Salão do Livro é muito importante para estimular toda a comunidade ao hábito da leitura. “O evento é muito rico. Nós temos a oportunidade de ouvir muitas palestras, rodas de conversas, oficinas e tudo isso tem elevado ainda mais o nosso conhecimento como alunos”, disse a adolescente.

 No CETI Professor José Amável, localizado na zona leste de Teresina, 31 estudantes do Ensino Médio escreveram em conjunto um livro sobre semântica, denominado “Nas Ondas do Significado”.

 A aluna Katia Medeiros conta que o dicionário foi utilizado como base para elaboração do livro.  “Ao longo dos anos nós trabalhamos o dicionário e uma das coisas que aprendemos foi sobre as palavras com duplo sentido. A minha palavra investigada foi ‘uniforme’. E uma das fotos que tirei foi do meu uniforme escolar e os livros da biblioteca, que estão todos uniformizados na estante. Isso foi muito enriquecedor para o meu conhecimento”, afirma.

 “Nossa gestão tem como compromisso garantir que os nossos estudantes aprendam cada vez mais e melhor e por isso acreditamos e incentivamos todas as iniciativas que têm o poder de cativar e propagar a importância dos livros, através de conversas e trocas de experiências literárias. A partir da formação do hábito de leitura, a nossa intenção é transformar os estudantes em cidadãos mais atuantes e mais críticos”, declarou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

 Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Nossa Senhora da Conceição, localizado no município de Barras, participam todos os anos do projeto “Ler para ver o mundo além das aparências”, que realiza exposições de livros periodicamente no pátio da escola e os alunos escolhem títulos para levarem para casa e realizarem a leitura. Depois da leitura, são promovidas rodas de conversa e momentos de socialização

 A estudante da 2ª série do Ensino Médio da escola, Kemilly Carvalho, é monitora de Língua Portuguesa na escola e participa do projeto de leitura pelo segundo ano consecutivo. “Esse projeto é maravilhoso e aprimora bastante o nosso conhecimento através da leitura no nosso cotidiano. Com ele adquirimos experiências incríveis que só irão somar na nossa formação”, disse a aluna.

 O Chá Literário desenvolvido pelo CETI Solange Viana, em Teresina, nasce baseando-se na crença de que a leitura, a escrita e a arte são ferramentas essenciais para a vida ao promover um ambiente onde os alunos possam mergulhar em histórias cativantes, explorar mundos imaginários e expressar ideias através da leitura e escrita. Isso capacita-os a se tornarem pensadores críticos, comunicadores expressivos e cidadãos informados.

 “O projeto oferece uma oportunidade única para promover a inclusão, celebrando a diversidade de vozes, culturas e experiências que permeiam o mundo da literatura, além de celebrar autores locais, valorizando as produções da literatura e seus agentes literários. Assim ao escolher uma ampla gama de obras literárias, pode fornecer aos alunos um espaço onde se sintam representados, valorizados e conectados”, pontuou a gestora Ariadna Gonçalves.

 No CETI João Henrique é desenvolvido, desde 2009, o LiterArte, projeto de aplicação na área de Linguagens, com o intuito de estimular e incentivar a leitura e a escrita literária, bem como o fomento de outras competências artísticas dos alunos no Ensino Médio, uma vez que exercita a valorização das mais diversas manifestações artísticas e culturais, estabelecidas nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 “Este é um projeto carro-chefe da escola, onde são realizadas atividades durante o ano todo, contribuindo muito para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos, como também para o repertório cultural deles”, informou a professora de Língua Portuguesa do centro educacional, Iúna Paiva.



O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça o compromisso de sua gestão em garantir que os estudantes aprendam cada vez mais com diversos projetos de incentivo a leitura. “Acreditamos e incentivamos todas as iniciativas que têm o poder de cativar e propagar a importância dos livros, através de conversas e trocas de experiências literárias. A partir da formação do hábito de leitura, a nossa intenção é transformar os estudantes em cidadãos mais atuantes e mais críticos”, declarou o gestor da Educação.

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