Ícone buscar

Projeto desenvolvido em escola Seduc no município de Barras incentiva o hábito da leitura nos estudantes

  • José Vinicius
  • 19/04/2024

Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Nossa Senhora da Conceição, localizado no município de Barras, estão participando de um projeto que tem incentivado o hábito da leitura dentro e, principalmente, fora do ambiente escolar.

 O projeto “Ler para ver o mundo além das aparências”, que acontece durante todo o ano letivo, busca despertar nos estudantes o interesse pela leitura, parte importante para todas as áreas de conhecimento e contribuinte para uma boa escrita e aquisição de conhecimento.

 “Realizamos uma exposição de livros periodicamente no pátio da escola e os alunos escolhem livros para levarem para casa e realizarem a leitura. Após fazerem a devolução, eles levam outros livros e continuam o processo. Depois da leitura, nós promovemos rodas de conversa e momentos de socialização. Contamos com a orientação dos professores da área de Linguagem e com a colaboração de alunos monitores”, explica a gestora do centro educacional, Rosélia Araújo.

 A abertura do projeto de leitura foi realizada na última terça-feira (16). Na oportunidade, os alunos contaram com a participação do professor e escritor João Germano de Souza Filho, que falou da sua obra mais recente “A escrava Luminosa” e um pouco de suas experiências como escritor.

 A estudante da 2ª série do Ensino Médio, Kemilly Carvalho, é monitora de Língua Portuguesa na escola e participa do projeto de leitura pelo segundo ano consecutivo. “Esse projeto é maravilhoso e aprimora bastante o nosso conhecimento através da leitura no nosso cotidiano. Com ele adquirimos experiências incríveis que só irão somar na nossa formação”, disse a aluna.

 De acordo com a professora idealizadora do projeto, Maria das Graças Alves, o objetivo é incentivar a leitura de diferentes gêneros textuais, possibilitando aos jovens a criação de repertórios que possam ajudá-los nas produções textuais.  “O projeto não é somente para que eles aprendam a gostar de ler, mas é sobretudo para que se tornem jovens críticos, atualizados. Projetos de leitura no espaço escolar são essenciais para os jovens perceberem que a leitura além das redes sociais é necessária e urgente”, afirmou a professora.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância de ações que incentivam a leitura dos estudantes. “Na nossa gestão as ações de incentivo à leitura estão fortalecidas dentro e fora do ambiente escolar. Temos incentivado projetos em diferentes níveis com o desenvolvimento da proficiência leitora e escrita e o senso crítico nos estudantes do Ensino Médio da Seduc”, completou.

Outras Notícias

Notícias
10/10/2025

Seduc leva Robótica, Inteligência Artificial e projetos de Estudantes da rede pública à Campus Party Weekend Piauí 2025

Notícias
10/10/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram Escola de Tempo Integral em Valença-PI neste sábado (11)

Notícias
10/10/2025

Programa de ensino de Inteligência Artificial nas Escolas Públicas da Rede Estadual do Piauí ganha prêmio da Unesco

Notícias
09/10/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira firmam acordo com Sebrae para ampliar ensino de empreendedorismo e inovação nas Escolas Seduc

Notícias
09/10/2025

Escola Seduc cria jogos em Libras e transforma o aprendizado da Língua de Sinais em uma experiência divertida e inclusiva

Notícias
08/10/2025

“Baladão do Saeb e Saepi” anima estudantes e fortalece reta final de preparação para as avaliações externas