Ícone buscar

Projeto desenvolvido em escola Seduc no município de Barras incentiva o hábito da leitura nos estudantes

  • José Vinicius
  • 19/04/2024

Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Nossa Senhora da Conceição, localizado no município de Barras, estão participando de um projeto que tem incentivado o hábito da leitura dentro e, principalmente, fora do ambiente escolar.

 O projeto “Ler para ver o mundo além das aparências”, que acontece durante todo o ano letivo, busca despertar nos estudantes o interesse pela leitura, parte importante para todas as áreas de conhecimento e contribuinte para uma boa escrita e aquisição de conhecimento.

 “Realizamos uma exposição de livros periodicamente no pátio da escola e os alunos escolhem livros para levarem para casa e realizarem a leitura. Após fazerem a devolução, eles levam outros livros e continuam o processo. Depois da leitura, nós promovemos rodas de conversa e momentos de socialização. Contamos com a orientação dos professores da área de Linguagem e com a colaboração de alunos monitores”, explica a gestora do centro educacional, Rosélia Araújo.

 A abertura do projeto de leitura foi realizada na última terça-feira (16). Na oportunidade, os alunos contaram com a participação do professor e escritor João Germano de Souza Filho, que falou da sua obra mais recente “A escrava Luminosa” e um pouco de suas experiências como escritor.

 A estudante da 2ª série do Ensino Médio, Kemilly Carvalho, é monitora de Língua Portuguesa na escola e participa do projeto de leitura pelo segundo ano consecutivo. “Esse projeto é maravilhoso e aprimora bastante o nosso conhecimento através da leitura no nosso cotidiano. Com ele adquirimos experiências incríveis que só irão somar na nossa formação”, disse a aluna.

 De acordo com a professora idealizadora do projeto, Maria das Graças Alves, o objetivo é incentivar a leitura de diferentes gêneros textuais, possibilitando aos jovens a criação de repertórios que possam ajudá-los nas produções textuais.  “O projeto não é somente para que eles aprendam a gostar de ler, mas é sobretudo para que se tornem jovens críticos, atualizados. Projetos de leitura no espaço escolar são essenciais para os jovens perceberem que a leitura além das redes sociais é necessária e urgente”, afirmou a professora.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância de ações que incentivam a leitura dos estudantes. “Na nossa gestão as ações de incentivo à leitura estão fortalecidas dentro e fora do ambiente escolar. Temos incentivado projetos em diferentes níveis com o desenvolvimento da proficiência leitora e escrita e o senso crítico nos estudantes do Ensino Médio da Seduc”, completou.

Outras Notícias

Notícias
17/05/2024

Estudantes Seduc conquistam medalhas e menções honrosas na Olimpíada Brasileira do Saber

Notícias
17/05/2024

Mais de 500 estudantes Seduc participaram da Revisão Pré-Saeb no município de Uruçuí

Notícias
17/05/2024

Número de estudantes Seduc inscritos na 27º Olimpíada Brasileira de Astronomia é 650% maior que em 2023

Notícias
17/05/2024

Estudantes Seduc lançam foguetes para Mostra Brasileira de Foguetes e Olimpíada Brasileira de Astronomia

Notícias
16/05/2024

Escola Seduc de Piripiri realiza I Copa de Foguetes no intuito de preparar estudantes para o MOBFOG

Notícias
16/05/2024

Escolas Seduc de São Pedro do Piauí, Altos e Piripiri vencem o II Concurso Cidadania na Escola