Estudantes Seduc conquistam medalhas na Olimpíada Piauiense de Química

• José Vinicius
  • 16/04/2024

Alcançando destaque pelo empenho e dedicação em Olimpíadas do Conhecimento, os estudantes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) têm conquistado cada vez mais medalhas para o estado.

O grande destaque da Rede Estadual de Educação do Piauí foi da adolescente Lanna Rebeca Araújo, estudante da 2ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral Augustinho Brandão, localizado no município de Cocal dos Alves. Ela expressa sua grande felicidade por ter conquistado uma medalha de ouro pela primeira vez. “Me senti muito feliz em conquistar essa medalha de ouro. Foi um grande desafio alcançar isso pois essa foi uma prova muito difícil. Isso significa muito para mim”, afirmou.

A estudante revela que dava aulas de Monitoria a outros alunos, o que ela considerou essencial para que tivesse mais conhecimento. “Tive uma preparação na minha escola no turno da noite com orientação do nosso professor, Giovane Rocha, sobre vários assuntos que caíram na olimpíada. Na escola também tem um projeto de monitoria que eu participo, no qual eu dou aulas de Química para outros estudantes desde o 9º ano, algo que também contribuiu para que eu tivesse maior conhecimento na área”, ressaltou Lanna.

Hélio Henrique Gomes, mais um dos estudantes do CETI Augustinho Brandão, soma mais uma das suas conquistas em olimpíadas com a medalha de prata na OPQ. “É muito gratificante perceber nosso próprio desenvolvimento ao longo dos estudos. Contamos com bastante auxílio dos nossos professores para nossa preparação para olimpíadas com aulas direcionadas e resolução de questões. Meu objetivo é continuar no mesmo ritmo de estudos para alcançar novos resultados. Espero dar o meu melhor", disse o estudante.

O professor de Química, Giovane Rocha, acrescenta que os estudantes sempre contam com aulas extras exclusivas para a preparação para olimpíadas. “Sempre é muito gratificante ver esses resultados que são frutos do nosso trabalho. Com esses resultados, os alunos se sentem mais motivados a continuar estudando e a alcançarem seus objetivos e certamente isso irá refletir em suas aprovações no Enem”, destacou.

Em Piripiri, o aluno Lucas Gabriel Castro, do CETI José Narciso da Rocha Filho, alcançou medalha de bronze. “Esse é um motivo de grande felicidade para mim. Contamos com a orientação da nossa professora de Química, Ana Carina, que trouxe aulas dinâmicas, pesquisas, exercícios propostos, quiz e algumas simulações de questões de conteúdos relevantes para a olimpíada”, disse.

Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o expressivo resultado do Piauí nas olimpíadas reflete o trabalho realizado pelo time de gestores, professores e estudantes com o projeto Seduc Olímpica. “Esse projeto tem sido fundamental para impulsionar o desempenho de nossos estudantes nas diversas competições do conhecimento. Por meio desse projeto, integrado ao Acelera Seduc, conseguimos acompanhar de forma sistemática as ações, aumentando as inscrições nas Olimpíadas e Torneios, além de proporcionar uma preparação adequada aos alunos e uma formação específica aos Professores", esclareceu.

SOBRE A OLIMPÍADA

Destinada aos estudantes piauienses do Ensino Médio, a Olimpíada Piauiense de Química (OPQ), evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, é uma promoção da Associação Brasileira de Química (ABQ) e uma atividade de extensão da Universidade Federal do Piauí e tem o objetivo de estimular o ensino, o estudo e a pesquisa de Química e o intercâmbio entre professores e estudantes da Educação Básica.