Ícone buscar

CETI Solange Viana atinge 100% dos estudantes com solicitação de isenção no Enem 2024

  • Ascom Seduc
  • 16/04/2024


Com uma forte mobilização realizada no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Solange Viana, localizado na zona Sul de Teresina, 100% dos estudantes de 3ª série do Ensino Médio conseguiram solicitar a isenção no Enem 2024 ainda no primeiro dia do período para solicitação.

De acordo com a diretora da Instituição de ensino, Ariadna Gonçalves, a escola possui uma equipe que todos os anos acompanha os estudantes para orientar na inscrição e isenção dos estudantes. “Já temos, de anos anteriores, uma equipe que faz a mobilização e acompanha cada aluno, desde o pedido de isenção, até a inscrição. Contamos com a colaboração do coordenador financeiro, o auxiliar de secretaria, a coordenação pedagógica e alunos voluntários”, revela a gestora.

Como estratégia de mobilização, a Seduc atua com uma série de atividades pedagógicas por meio do Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb 2024, tendo como objetivo o engajamento dos estudantes para efetivar as inscrições e atualização do calendário do Enem.

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 iniciou na segunda-feira (15) e segue até o dia 26 de abril. Os interessados devem pedir a isenção pela Página do Participante, com o login único do Gov.br e este prazo vale para as justificativas de ausência na edição de 2023.

O cronograma (incluindo a fase de recursos) e as regras foram estabelecidos em edital, que está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Quem pode solicitar Isenção

O Inep prevê a gratuidade para pessoas que se enquadram nos seguintes perfis:

- Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
- Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Justificativa de ausência – Quem não compareceu aos dois dias de Enem, em 2023, precisa justificar a ausência caso queira participar da edição de 2024 gratuitamente.

De acordo com o cronograma, o resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência deve ser divulgado no dia 13 de maio.

Outras Notícias

Notícias
29/04/2024

Seduc divulga regulamento da 2ª fase do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²)

Notícias
29/04/2024

Secretário Washington Bandeira participa de seminário de Gestão da Aprendizagem na Espanha

Notícias
29/04/2024

Governador Rafael Fonteles e Secretário da Educação Washington Bandeira entregam reforma, ampliação, modernização e climatização de Centros Estaduais de Tempo Integral, em Buriti dos Lopes

Notícias
29/04/2024

Inscrições para o Encceja 2024 iniciam nesta segunda-feira (29)

Notícias
28/04/2024

Enem dos Concursos: Seduc realiza segunda revisão para concurseiros do Piauí

Notícias
28/04/2024

Após Seduckathon, time do CETI Paulo Freire é recebido com carreata e festa em Guaribas