Professor Seduc do Piauí apresentará case de Inteligência Artificial em evento de Inovação Educacional no Rio Grande do Sul

• Pedro Melo
  • 16/04/2024

O Professor da Rede Pública Estadual do Piauí, Eduardo Silva Mineiro, está prestes a compartilhar as suas experiências e boas práticas no evento InovaEduBr Summit 2024, que será realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Eduardo leciona em três Escolas Seduc jurisdicionadas à 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), no município de Castelo do Piauí: Unidade Escolar Francisco Sales Martins, Unidade Escolar Eulina Campos e Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso.

Ele foi selecionado para participar do painel "Sessão de Cases - Educação Básica" devido ao trabalho desenvolvido na Unidade Escolar Francisco Sales Martins. Neste trabalho, Eduardo utilizou ferramentas online para auxiliar os alunos no aprendizado de Inteligência Artificial – especificamente na aplicabilidade prática de uma Rede Neural Artificial (aprendizagem de máquina).

Durante o experimento, o Professor enfrentou desafios como a adaptação dos alunos ao ambiente virtual de aprendizagem. No entanto, os resultados foram satisfatórios com os alunos demonstrando um bom entendimento dos conceitos de Inteligência Artificial e da aplicação de Redes Neurais Artificiais.

“As atividades práticas, como o uso do Google Sala de Aula para compartilhar materiais e o Quick Draw para desenhos interativos, foram particularmente bem recebidas pelos alunos e desenvolvidas significativamente para o engajamento e aprendizado. A implantação da disciplina é mais que necessária, tendo em vista que a globalização necessita de pessoas qualificadas, principalmente em Tecnologias”, esclareceu o Professor.

É importante destacar que o Piauí foi pioneiro ao incluir a disciplina de IA na Educação Básica. Essa iniciativa impactará 120 mil estudantes da Rede Pública Estadual, envolvendo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio em 2024.

O Secretário de Educação, Washington Bandeira, comentou sobre a importância desse projeto. “Esse é um projeto pioneiro no Brasil, em parceria com o Google, uma big tech, que colocou nosso país no mapa dos que já ofertam essa disciplina e que vai preparar nossos jovens piauienses para essa nova realidade mundial”, comentou.

A participação de Eduardo Silva Mineiro no InovaEduBr Summit 2024 será uma oportunidade única para compartilhar e aprender com outros profissionais engajados na transformação da educação por meio da inovação e da tecnologia.

A Sessão de Cases - Educação Básica está programada para quarta-feira (17), das 10h30 às 12h, dentro do InovaEduBr Summit 2024. Este evento reúne profissionais de diversas áreas para discutir e compartilhar conhecimentos sobre educação, inovação e tecnologia, sob o tema "A revolução da educação com as novas tecnologias e inteligência artificial".