Ícone buscar

Com foco no Enem, Escola Seduc de Jatobá do PI incentiva criatividade de estudantes com Concurso de Redação

  • Willame Lucas
  • 12/04/2024

Para um excelente desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes devem apresentar criticidade, domínio da gramática, entre outras competências, na hora de escrever a Redação.

No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Francisco Luís, em Jatobá do Piauí, a Professora Ana Cleide Oliveira criou o projeto “Concurso de Redação”, uma forma de incentivar os estudantes a dominarem as competências de produção textual.

A primeira oficina do projeto, que aconteceu na quinta-feira (11), teve como objetivo orientar os 64 estudantes da 3ª Série do Ensino Médio a alcançarem as habilidades da Redação exigida no Exame, como informa a Professora orientadora Ana Cleide.

“O projeto surgiu com o intuito de incentivar as produções textuais e sanar as dificuldades na escrita voltada ao Enem. A competição foi uma forma encontrada para que todos participassem e eles tem respondido a atividade com mais dedicação e entusiasmo”, revelou a Professora.

O texto dissertativo-argumentativo exigido no “Concurso de Redação” segue o padrão observado pelos avaliadores no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e com temáticas abordadas nos exames anteriores.

Na dinâmica do Concurso, os próprios estudantes sugeriram os temas a serem trabalhados como apostas para a Redação do Enem de 2024. “Utilizamos uma caixinha para as sugestões e na sequência da Oficina foi realizado o sorteio dos temas. Os estudantes produzem os textos e, logo, é feita a correção, seleção e leitura dos melhores, conforme as competências do Enem”, explica Ana Cleide.

Apoiada pela gestão escolar do CETI Professor Francisco Luís, o projeto “Concurso de Redação” será desenvolvido ao longo do ano com produções semanais e com a entrega de premiações de incentivo, como chocolates, livros paradidáticos, medalhas e certificados.

O projeto realizado pela escola está integrada às ações da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc / PI) para fortalecer a preparação dos estudantes piauienses para o Enem e outros vestibulares por meio do Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb 2024.

Outras Notícias

Notícias
24/05/2024

Piauí conquista mais quatro medalhas no atletismo e uma no judô nos Escolares Brasileiros – JEB’s/2024 Sub 18, em Aracaju/SE

Notícias
24/05/2024

Estudantes Seduc do município de Boqueirão do Piauí conquistam medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Tecnologia

Notícias
24/05/2024

Escola Seduc sedia programação do Salão do Livro de José de Freitas

Notícias
24/05/2024

Seduc adquire 2.925 conjuntos de refeitórios para 404 escolas da rede estadual

Notícias
24/05/2024

Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa completa três anos transformando a vida de mais de 200 mil crianças no estado

Notícias
23/05/2024

Projeto de Leitura incentiva as habilidades criativas dos estudantes Seduc de Valença do Piauí