Professores Seduc iniciam formação orientada pelo MIT para impulsionar visão empreendedora de estudantes

• Willame Lucas
  • 11/04/2024

Para gerar profissionais com visão empreendedora orientada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Investe Piauí iniciaram a Formação dos Professores do Programa de Empreendedorismo Seduc. A aula inaugural aconteceu nesta quinta-feira (11), no Sucesso Centro de Eventos (Tupperware), em Teresina.

200 Professores do Programa de Empreendedorismo Seduc participam das formações. A ideia é orientar os professores na temática do Empreendedorismo com base na notória metodologia de desenvolvimento de startups do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA).

Para dar as boas-vindas, o Secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, destacou a parceria como oportunidade para inserir a visão empreendedora de forma consistente nos currículos e práticas escolares.

“Vamos ensinar aos nossos alunos Seduc as noções de empreendedorismo, especialmente, na área digital e para startup. O Programa de Empreendedorismo Seduc irá garantir mais e melhores oportunidades para os nossos estudantes inserirem-se no mundo do trabalho de forma eficiente adquirindo a mentalidade empreendedora”, disse o secretário.

O projeto inovador será implementado nas Escolas Seduc como resultado da parceria com o Instituto Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship no desenvolvimento da disciplina do Projeto de Vida.

“Este projeto irá materializar as principais metas do projeto de desenvolvimento a longo prazo idealizado pelo governador Rafael Fonteles para o desenvolvimento do estado. As ações visam um choque educacional e tecnológico no estado para o desenvolvimento do pleno emprego e redução das desigualdades sociais”, lembrou o secretário Washington Bandeira.

O Programa de Empreendedorismo Seduc será desenvolvido em 135 escolas em 2024 e vai gerar engajamento de aproximadamente 30 mil estudantes das três séries do Ensino Médio em Tempo Integral.

Victor Hugo Almeida, Presidente da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do estado (Investe Piauí), pontuou a parceria inovadora com a Seduc no desenvolvimento de ideias e negócios a partir da visão empreendedora estimulada nas escolas.

"Hoje plantamos a principal semente para o desenvolvimento do nosso estado e os professores Seduc abraçam o principal programa desta parceria entre a Investe Piauí e a Seduc. Acreditamos que este programa vai oportunizar grandes negócios a partir da mentalidade empreendedora para os nossos alunos e repercutir no nosso desenvolvimento econômico”, disse o presidente da Investe Piauí.