Ícone buscar

Biologando: Professora da Seduc cria podcast para o ensinar biologia

  • Willame Lucas
  • 11/04/2024

Na cidade de Juazeiro do Piauí, a 163 quilômetros da capital Teresina, uma professora do Ensino Médio adotou uma solução criativa para engajar os estudantes nas aulas de biologia celular.

A professora Flávia Vieira de Sousa criou o podcast ‘Biologando’ como conteúdo auxiliar às suas aulas de biologia no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Alves de Macedo Filho.

Gravando com celulares, microfones e aplicativos de edição, os estudantes recebiam um card da professora com a situação problema de biologia, produziam pesquisas, debatiam hipóteses sobre os temas e apresentavam os resultados das pesquisas para a turma e no podcast.

“Conforme os dados observados, percebemos o crescimento da motivação em fazer as pesquisas e o interesse em conversas sobre cada tema pelo fato de trabalhar com situações problemas que são desafios do mundo real. Isso motivou o aluno a levantar hipóteses e o resultado destas pesquisas foi compartilhado nos episódios”, disse a professora Flávia Vieira.

A relação da fibrose cística e a membrana plasmática, a relação da organela lisossomos e a doença silicose, a organela cloroplastos e a influência na fotossíntese foram algumas das situações pesquisadas pelos jovens.

Os estudantes aprovaram a praticidade proporcionada pelo podcast que facilitou a rotina de estudos das turmas. “A ideia de podcast foi uma coisa muito nova para todos os alunos e entendemos a proposta. Conseguimos fazer as pesquisas e o podcast se tornou uma experiência muito legal e uma ótima forma de aprendizagem", disse a jovem Maria Isadora Pereira.

Segundo a professora Flávia Vieira, a ideia de produzir o podcast com os estudantes da primeira turma de tempo integral da escola surgiu como uma etapa da sequência didática do mestrado em Ensino de Biologia pela Universidade de Brasília (UnB).

“A proposta superou todas as minhas expectativas, tendo em vista que o podcast na escola alinhado com os princípios da BNCC visa proporcionar uma educação mais contextualizada e tornando eles mais criativos, autônomos e participativos”, relatou.

Com a participação dos estudantes dos cursos técnicos de Marketing e Gerência em Saúde integrados ao ensino de Tempo Integral, a professora deverá submeter o projeto ao Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) para estudantes da rede técnica da Seduc.

Os episódios produzidos pelos estudantes podem ser conferidos na: https://podcasters.spotify.com/pod/show/biologia-celular

Outras Notícias

Notícias
22/06/2024

Secretário Washington Bandeira prestigia formatura de 814 novos graduados pela UAPI em solenidade no Teresina Hall

Notícias
21/06/2024

Estudantes Seduc do Curso Técnico em Marketing Digital produzem vídeo e divulgam a Seduc LEM

Notícias
21/06/2024

Cerca de 100 mil estudantes Seduc fazem simulado da prova Saeb nesta sexta (21)

Notícias
21/06/2024

Estudantes Seduc em Arraial-PI aprendem a criar arte reciclável após curso em parceria com Senar

Notícias
21/06/2024

Xaxado e homenagem ao Cordel marcam Arraial do CETI Gov. Dirceu Mendes Arcoverde

Notícias
20/06/2024

UAPI celebra formatura da segunda turma com expectativa de 800 novos graduados neste sábado (22) no Theresina Hall