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Alunos fazem imersão para detalhar fatos da independência piauiense

  • Willame Lucas
  • 09/04/2024

Vivenciando os cenários descritos nos livros de história e que marcaram a independência piauiense, alunos da Unidade Escolar José Olímpio da Paz - Anexo Corredores, em Campo Maior, encerraram as atividades do projeto interdisciplinar: História, Memória e Resistência, na última sexta-feira (5).

O projeto foi realizado em dois momentos: a visita de campo e a apresentação das pesquisas sobre a Batalha do Jenipapo.

Como resultado das atividades vistas em sala de aula com as pesquisas e relatadas nas visitas de campo, os estudantes produziram cartazes, maquete sobre o monumento, textos em formato de poesia e um documentário.

A bravura do povo piauiense na luta pela independência foi um fato celebrado pela estudante Ana Clara Alves Rodrigues. “Durante as pesquisas, o fato histórico que mais me chamou atenção foi a batalha em si, pela importância para todos nós piauienses e por ter sido uma luta tão sangrenta pela nossa liberdade”, disse.

As produções foram possíveis graças a aula de campo realizada no último 13 de março, data de comemoração alusiva ao 201° aniversário da Batalha do Jenipapo. Os estudantes estiveram no Monumento Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, para a pesquisa histórica acompanhados pela professora da disciplina de história, Juliana Maria da Silva.

Curiosos e atentos a cada detalhe retratado na encenação da batalha, os estudantes gravaram vídeos para a produção de um documentário sobre o papel histórico dos piauienses no cenário nacional.

Os 21 estudantes, da 2ª e 3ª série do Ensino Médio, visitarem os espaços do monumento e museu para entender como os piauienses enfrentaram os portugueses.

Segundo Juliana da Silva, uma das professoras que orientaram o projeto, a aula de campo foi idealizada para os estudantes compreenderem os cenários vistos em seus livros de história. “Eles tiveram a oportunidade de conhecer e valorizar a história de luta e resistência dos heróis da batalha do Jenipapo para emancipação política do Brasil”, disse a professora.

O projeto contou com a colaboração de professores das áreas de história, língua portuguesa, biologia, química e artes.

A literatura piauiense está presente nas atividades das escolas da rede pública estadual de ensino. A Seduc tem assegurado o acesso aos autores piauienses no ensino regular, além do incentivo às atividades de história e literatura de expressão piauiense. “Uma ação desenvolvida pela Seduc está na aquisição de livros de autores piauienses para comporem os acervos bibliotecários das escolas públicas estaduais”, lembra o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.  

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