Ícone buscar

Com uso de maquetes, estudantes do Ceti Doroteu Sertão demonstram fenômenos físicos

  • Willame Lucas
  • 22/03/2024

O Professor Francisco das Chagas Silva, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Doroteu Sertão, localizado no município de Joaquim Pires, encontrou uma forma criativa de repassar os conteúdos da disciplina de Física aos estudantes.

Encarada em sala de aula, por vezes, como uma matéria difícil, o Professor reuniu as turmas da 3ª série do Ensino Médio para apresentar as práticas experimentais e complementar as aulas teóricas da disciplina, na última quarta-feira (20).

“A partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula, criamos um ambiente em que o estudante fosse o protagonista do processo de ensino e aprendizagem e tivemos uma aula interativa e dinâmica”, disse o Professor.

Orientados pelo Professor Francisco das Chagas, os 28 estudantes aplicaram conteúdos sobre Eletricidade, como a experiência de Georg Simon Ohm com fios condutores de diferentes espessuras e comprimentos. O projeto permitiu que os alunos criassem soluções para explicar como os fenômenos ocorrem na realidade.

Para explicar o conceito de resistência elétrica, os estudantes utilizaram materiais de baixo custo e que possuem contato diário como isopor, papel, papelão, palitos, pilhas, fios, tintas coloridas e pedaços de arame.

A partir dos conhecimentos teóricos, os estudantes produziram maquetes para explicar os fenômenos físicos. “O saldo foi super positivo. Construímos grupos de interesse, fomentamos a co-criação de projetos. As aulas ficaram mais divertidas e interessantes para o alunado que articulou teoria e prática juntando seus conhecimentos do senso comum com os conhecimentos escolares”, informou o professor Francisco Chagas.

A escola de Tempo Integral é jurisdicionada à 2ª Gerência Regional de Educação incentiva a participação dos estudantes em olimpíadas de conhecimento nas áreas da física e da matemática.

Outras Notícias

Notícias
04/05/2025

Governo do Piauí concede reajuste salarial e promoções aos Profissionais da Educação

Notícias
03/05/2025

Caravana Acelera Seduc: Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam equipamentos e anunciam reformas em escolas do Meio-Norte piauiense

Notícias
02/05/2025

Educação pública do Piauí vira referência com salto digital e uso de inteligência artificial

Notícias
02/05/2025

Sessão de cinema vira aula criativa e prepara alunos para o Saeb em Escola de Tempo Integral no interior do Piauí

Notícias
01/05/2025

Seduc realiza pagamento de bolsas para mais de 500 medalhistas das Olimpíadas do Conhecimento no Piauí

Notícias
01/05/2025

Seduc conclui entrega de fardamento para estudantes da rede estadual