Inspeção Escolar Itinerante percorre 60 escolas Seduc em março

• Willame Lucas
  • 21/03/2024

Durante o mês de março, cerca de 60 escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) recebem os técnicos responsáveis pela ação Inspeção Escolar Itinerante. Na ação os técnicos fazem o levantamento das condições de funcionamento dos espaços escolares para o início do ano letivo de 2024.

As equipes são formadas por técnicos em inspeção escolar, gerência de patrimônio e de material e, por meio da aplicação de uma lista de verificação, eles conferem desde a estrutura física à organização pedagógica

Em campo, as equipes orientam a gestão escolar na condução eficiente da gestão financeira, o informe de dados no sistema iSEDUC, otimização da alimentação escolar, organização dos espaços, atuação do conselho escolar e outros planos definidos pela Seduc.

A partir do monitoramento in loco são criados relatórios pelas equipes para a garantia de regularidade do funcionamento das escolas com as metas estratégicas da Seduc, por meio da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar.

Em Piripiri, a equipe esteve na 3ª Gerência Regional de Educação (GRE).  A gestora escolar do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Desembargador José de Arimathéa Tito, Danielly Alves, afirmou a importância da escuta nas escolas.

"Nesta semana recebemos a equipe da Seduc no chão da escola. A equipe de Inspeção Escolar da Seduc fez este momento de escutar as demandas para serem solucionadas e com esta observação in loco da escola nós poderemos avançar nos resultados”, disse.

Raimundo Dario Soares, gestor do Centro Estadual de Educação Profissional Rural (Ceepru) Governador Hugo Napoleão, recebeu a equipe. “A visita de inspeção é uma oportunidade de resolver algumas necessidades, mostrar o trabalho da escola e receber as orientações complementares ao apoio da gerência”, comentou o diretor.

Ainda em março, estão previstas visitas técnicas em 30 Municípios nas 1ª, 2ª, 3ª e 5ª Gerências Regionais de Educação (GREs). Cerca de 351 escolas que ofertam o ensino de Tempo Integral receberão os técnicos da Inspeção Escolar Itinerante.

“Esta é uma ação de planejamento contínuo das escolas Seduc que visa monitorar e orientar as gestões escolares no cumprimento das normativas desta secretaria, observando as necessidades e particularidades de cada escola e, assim, agir de forma efetiva”, destacou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.