Ícone buscar

Escolas Seduc desenvolvem ações comemorativas pelo Dia Internacional da Mulher

  • Pedro Melo
  • 08/03/2024

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), as escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveram uma série de atividades pedagógicas e culturais para homenagear alunas, professoras, coordenadoras de ensino e colaboradoras. 

Mimos, eventos formativos, dinâmicas, música, teatro e outras ações ajudaram as comunidades escolares a refletir sobre a importância e o protagonismo das mulheres na sociedade. 

No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Raldir Cavalcante Bastos, em Teresina, a programação alusiva ao Dia da Mulher teve início na segunda-feira (4) com ações diversificadas. 

O diretor do CETI Raldir Cavalcante Bastos, Professor Carlos Eduardo Rodrigues, explica que a semana alusiva ao Dia da Mulher promove a orientação à comunidade escolar para que não reproduzam estereótipos e preconceitos tanto no ambiente escolar, como na sociedade.

“Clubinho de oração, entrega de mimos, absorventes, momentos musicais, artísticos, formativos e culturais estiveram entre as ações promovidas. São momentos que criam memórias afetivas e fortalecem valores importantes como o respeito às mulheres. Aqui formamos cidadãos para um futuro profissional brilhante, mas também que não esqueçam do acolhimento, da ética, do respeito”, afirmou. 

Já na Unidade Escolar Escola Gonçalo Nunes, localizada em Arraial do Piauí, a celebração do Dia Internacional da Mulher aconteceu na noite da última quinta-feira (7), como culminância do projeto intitulado “MULHER É...”. O evento contou com homenagens dos professores para mães de alunos e profissionais da escola, distribuição de brindes e lanches. 

“O nosso objetivo é fazer com que nossas alunas a cada dia se tornem mais empoderadas e donas das suas decisões, protagonistas das suas próprias histórias”, destacou a diretora da escola, Ednólia Pereira da Silva. 


Durante a solenidade de homenagem às mulheres que trabalham na sede da Seduc, o Secretário da Educação, Washington Bandeira, reforçou que o trabalho desenvolvido deve fortalecer a educação antimachista no chão da escola. 

“Aqui na sede da Seduc temos paridade de gênero no comando das superintendências. Além disso, os papéis de gestão nas diretorias e gerências regionais são de maioria feminina. Ou seja, a educação no Piauí tem a alma feminina. Queremos que isso seja difundido, principalmente, na escola, entre os nossos jovens. É preciso que a educação seja antimachista”, completou o gestor. 

Outras Notícias

Notícias
03/05/2024

Rafael Fonteles e ministro da Pesca ofertam 100 bolsas para estudantes filhos de pescadores no Piauí

Notícias
03/05/2024

Seduc abre inscrições para o processo seletivo de professores para o Programa Laboratório de Redação

Notícias
03/05/2024

Seduc convoca 100 profissionais de educação para o cargo de professor bolsista do Programa Mulheres Mil

Notícias
03/05/2024

Seduc abre inscrições para seletivo de turmas do projeto Laboratório de Redação

Notícias
02/05/2024

Governador Rafael Fonteles inaugura quadra poliesportiva e anuncia modernização do CETI Antônio Rodrigues Filho, no município de Acauã

Notícias
02/05/2024

Governador Rafael Fonteles inaugura modernização do CETI Professora Isabel Ribeiro de Jesus, em Lagoa do Barro (PI)