Ícone buscar

Escolas Seduc desenvolvem ações comemorativas pelo Dia Internacional da Mulher

  • Pedro Melo
  • 08/03/2024

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), as escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveram uma série de atividades pedagógicas e culturais para homenagear alunas, professoras, coordenadoras de ensino e colaboradoras. 

Mimos, eventos formativos, dinâmicas, música, teatro e outras ações ajudaram as comunidades escolares a refletir sobre a importância e o protagonismo das mulheres na sociedade. 

No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Raldir Cavalcante Bastos, em Teresina, a programação alusiva ao Dia da Mulher teve início na segunda-feira (4) com ações diversificadas. 

O diretor do CETI Raldir Cavalcante Bastos, Professor Carlos Eduardo Rodrigues, explica que a semana alusiva ao Dia da Mulher promove a orientação à comunidade escolar para que não reproduzam estereótipos e preconceitos tanto no ambiente escolar, como na sociedade.

“Clubinho de oração, entrega de mimos, absorventes, momentos musicais, artísticos, formativos e culturais estiveram entre as ações promovidas. São momentos que criam memórias afetivas e fortalecem valores importantes como o respeito às mulheres. Aqui formamos cidadãos para um futuro profissional brilhante, mas também que não esqueçam do acolhimento, da ética, do respeito”, afirmou. 

Já na Unidade Escolar Escola Gonçalo Nunes, localizada em Arraial do Piauí, a celebração do Dia Internacional da Mulher aconteceu na noite da última quinta-feira (7), como culminância do projeto intitulado “MULHER É...”. O evento contou com homenagens dos professores para mães de alunos e profissionais da escola, distribuição de brindes e lanches. 

“O nosso objetivo é fazer com que nossas alunas a cada dia se tornem mais empoderadas e donas das suas decisões, protagonistas das suas próprias histórias”, destacou a diretora da escola, Ednólia Pereira da Silva. 


Durante a solenidade de homenagem às mulheres que trabalham na sede da Seduc, o Secretário da Educação, Washington Bandeira, reforçou que o trabalho desenvolvido deve fortalecer a educação antimachista no chão da escola. 

“Aqui na sede da Seduc temos paridade de gênero no comando das superintendências. Além disso, os papéis de gestão nas diretorias e gerências regionais são de maioria feminina. Ou seja, a educação no Piauí tem a alma feminina. Queremos que isso seja difundido, principalmente, na escola, entre os nossos jovens. É preciso que a educação seja antimachista”, completou o gestor. 

Outras Notícias

Notícias
08/08/2025

Seduc realiza pagamento de mais de 4 mil bolsas do Programa Oportunidade Jovem

Notícias
08/08/2025

Do Piauí para o Mundo: intercambistas Seduckathon 2025 embarcam para experiência educacional em Portugal

Notícias
08/08/2025

Seduc e SSP iniciam projeto que reforça cultura de paz nas escolas do Piauí

Notícias
07/08/2025

Seduckathon: Estudantes Seduc embarcam nesta sexta (8) para intercâmbio educacional em Portugal

Notícias
07/08/2025

Rumo ao RJ: Seduc lança regulamento da 3ª Jornada Estadual de Foguetes que levará 11 equipes à etapa nacional

Notícias
07/08/2025

Secretário Washington Bandeira destaca avanços na Alfabetização na Idade Certa em Seminário Nacional