Educação e Saúde: mobilização contra dengue é realizado no CETI José Pereira da Silva

• Ascom Seduc
  • 01/03/2024

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, participou na manhã desta sexta-feira (1), da mobilização pelo Dia D contra a dengue, que ocorreu no Centro de Ensino de Tempo Integral José Pereira da Silva, no Parque Brasil II, em Teresina.

A ação foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Defesa Civil e a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, e teve como objetivo disseminar informações sobre a dengue e prevenir novos casos da doença, tornando educadores e alunos em multiplicadores de informação no combate ao mosquito transmissor.

Os estudantes e profissionais do CETI puderam assistir ao vídeo da campanha nacional “Brasil Unido contra a Dengue” e a Sesapi explicou as estratégias que devem ser adotadas por professores e alunos no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. Também foi utilizado um laboratório móvel para demonstração do ciclo biológico do mosquito.

Participando do evento, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina realizou a distribuição de informes educativos e promoveu uma oficina com materiais recicláveis para demonstrar a importância da limpeza dos ambientes que podem ser locais de proliferação do Aedes aegypti.

Para o Secretário Washington Bandeira é fundamental envolver as escolas nesse esforço de combate à dengue.

“Estamos aqui firmando essa parceria entre estado e municípios para juntos lutarmos por um tema tão relevante.  O objetivo é sensibilizar alunos, professores e toda a comunidade escolar e criar uma rede de conscientização e prevenção contra a dengue, envolvendo nossas crianças e adolescentes nesta luta, que é de toda a sociedade”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

O Secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, também destacou a integração entre escola, saúde e a comunidade como fundamental no combate ao vetor das arboviroses.

“A dengue é uma doença evitável. Com simples cuidados que tivermos em casa e na comunidade, podemos combatê-la, E hoje estamos com o dia D sendo lançado na Unidade Escolar José Pereira da Silva, porém, aqui no Piauí, devemos manter diariamente os cuidados para a prevenção da doença e o trabalho articulado com as demais secretarias. Isso é fundamental, uma vez que crianças e os adolescentes são fundamentais para disseminar essas informações em casa e na comunidade”, destacou o gestor.

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico da 8ª semana, foram contabilizados 1.216 notificações da doença nas oito primeiras semanas do ano em todo Piauí, um aumento de 33% na incidência dos casos prováveis, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A presidente do Grêmio dos Estudantes do CETI José Pereira da Silva, Lívia Maria, afirmou que estava pronta para atuar na prevenção e combate a dengue. “Eu, juntamente com a escola e o grêmio estudantil, estamos prontos para atuarmos juntos em combate ao mosquito, disseminando as informações que hoje nos foram apresentadas para uma mobilização de todos contra as arboviroses”, disse.

O Dia D de mobilização contra dengue também faz parte dos trabalhos do Programa Saúde na Escola, que tem como tema para 2024 “Defender a vida, Ampliar a Vacinação, Combater a Dengue e Promover Saúde nos Territórios”, levando ações junto aos gestores