Seduc realiza seminário nesta terça-feira (27) para fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios

• Pedro Melo
  • 26/02/2024

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) realiza, nesta terça-feira (27), um encontro com Prefeitos, Dirigentes Municipais de Educação, Gerentes Regionais de Educação e Técnicos do Censo Escolar nas GREs e Municípios para a elaboração de um Plano de Trabalho com o intuito de melhorar a prestação de serviços educacionais à população piauiense.

A programação terá início às 09 horas, no Diferencial Eventos, em Teresina. A solenidade de abertura terá a presença do Secretário da Educação, Washington Bandeira, e da Primeira-Dama do Estado e Coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles.

A iniciativa faz parte do Pacto pela Educação, programa que envolve um acordo entre o Estado e Municípios Piauienses para fortalecer o Regime de Colaboração por meio de diálogos permanentes, ações conjuntas coordenadas, articuladas e voltadas para a melhoria dos indicadores educacionais, potencializando a capacidade de cada ente.

Após a solenidade de abertura, será lançado o Busca Ativa Escolar pela equipe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), uma plataforma que apoia os Governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Em seguida, o Secretário da Educação, Washington Bandeira, apresentará um panorama geral dos resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) e apresentará diretrizes e ações estratégicas do Pacto pela Educação.

Logo após, os participantes terão uma palestra com o tema: “Regime de Colaboração: o Caminho para a Ampliação de Oportunidades Educacionais”. O Ministrante será o Consultor e Mentor de Dirigentes Municipais e Gerentes Regionais de Educação pela Associação Bem Comum, Daniel Carlos da Costa.  A programação ainda terá um momento de oficinas para elaboração dos planos de trabalho e sobre o Censo Escolar, que ocorrerá na parte da tarde.

SERVIÇO:

Encontro do Programa Pacto pela Educação