Parlamento do Futuro: 30 estudantes Seduc são diplomados como deputados estudantis no TRE-PI

• Maria Luiza Barreto
  • 26/02/2024

Trinta estudantes Seduc, que participam do Projeto Parlamento do Futuro, foram diplomados nesta segunda-feira (26), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), como Jovens Deputados e Deputadas Estaduais.

A solenidade foi presidida pelo presidente do TRE-PI, Desembargador Erivan Lopes, e contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Franzé Silva; e do Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Durante três dias os jovens vão vivenciar a rotina de um parlamentar na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), participando de atividades que incluem análise de projetos, eleição de Mesa Diretora e solenidades.

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, parabenizou a Alepi pelo projeto e ressaltou que a experiência vai engradecer a formação dos jovens estudantes Seduc. “Esse é um projeto inédito e histórico que vai fortalecer o espírito cidadão, o protagonismo político dos nossos estudantes e as habilidades e competências socioemocionais”.

Bandeira falou, ainda, sobre a parceria entre Alepi e Secretaria de Estado da Educação (Seduc) durante o processo eleitoral dos estudantes.

“Nós tivemos uma parceria muito produtiva durante todo o curso desse projeto, processo eleitoral, depois da formação dos partidos, e agora os estudantes vão para a parte de dialogarem, debater os seus projetos de lei, deliberarem sobre os projetos, aprovarem, levarem ao Governador Rafael Fonteles, enfim, toda a dinâmica, toda a experiência que um parlamentar vive diariamente. Isso vai engrandecer bastante a formação dos nossos jovens”.

Durante a diplomação no TRE-PI, a deputada estudantil Kaylane Mendes Cruz, aluna do CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo, Premen Norte, em Teresina, descreveu a experiência como algo incrível.

“Esse projeto não só está ajudando, a nós, jovens, a ter essa experiência incrível, mas também vai ter uma diferença enorme nas escolas, não só de Teresina, mas do Piauí inteiro. Confesso que eu não tinha ideia de quantas cidades estariam presentes aqui, tantos alunos estão aqui representando diversas cidades do Piauí, e eu só tenho a expressar a minha felicidade e gratidão aos deputados, à Seduc e ao TRE”.

O presidente da Alepi, deputado estadual Franzé Silva, falou sobre o projeto como modelo de inclusão da juventude na política e agradeceu a colaboração da Secretaria de Estado da Educação para pôr em prática o “Parlamento do Futuro”.

“Agradeço toda a equipe da Seduc, através da pessoa do secretário Washington Bandeira. Ele, que prontamente entendeu o que era o projeto Parlamento do Futuro e abriu as portas das escolas, com a ajuda das professoras, dos supervisores, das diretoras e diretores, que farão com que esse projeto, seja um projeto definitivo, e que mostra para o Brasil o modelo de inclusão da juventude na política. Essa é a nossa maior meta, é exatamente fazer com que a juventude entenda como funciona a democracia, como se faz uma lei, como se faz o Parlamento”.

O Desembargador Erivan Lopes, presidente do TRE-PI, em sua fala, destacou que a solenidade de diplomação dos deputados estudantis ocorre em data muito próxima ao aniversário de 92 anos da Justiça Eleitoral, celebrado em 24 de fevereiro, e que marca também os 92 anos do voto feminino no Brasil.

“A diplomação dos deputados e deputadas eleitos para o Parlamento do Futuro e a comemoração dos 92 anos da Justiça Eleitoral e do voto feminino nos lembram da importância da participação ativa de todas, na vida política e do papel essencial das mulheres na consolidação e no aprimoramento da democracia. Que esses eventos inspirem não apenas os jovens parlamentares do futuro, mas também toda a sociedade a se engajar na construção de um país mais justo e igualitário e democrático para todas as pessoas”.

A experiência dos jovens vai seguir todas as formalidades seguidas pelos deputados estaduais. Após a diplomação no TRE-PI, os estudantes foram até à Alepi, onde fizeram uma foto oficial no Palácio Petrônio Portella. Após o registro, os 30 alunos foram recebidos pelo presidente da Alepi, Franzé Silva (PT) no Plenarinho Prado Júnior, que repassou a presidência para o estudante mais velho que vai ficar responsável por dirigir a eleição da Mesa Diretora do Parlamento do Futuro.

Desde o dia 22 de novembro, os estudantes já se articulam em seis partidos temáticos por meio de grupos em aplicativo de mensagens instantânea para se preparar para os três dias na Alepi.

Nesta terça-feira ( 27), começam as análises dos projetos apresentados pelos 30 jovens parlamentares.

Os projetos aprovados na Comissão de Constituição e Justiça seguem para a sessão plenária, que vai ocorrer no dia 28 de fevereiro. Nela, os 30 parlamentares vão votar nas matérias que eles mesmos apresentaram e definir o que o Parlamento do Futuro pretende transformar em lei.

Além da programação na Assembleia, os jovens vão ter toda uma programação especial cultural pela cidade. Eles foram escolhidos dentro de um projeto que contou com o envolvimento de cerca de 6.500 estudantes de escolas públicas de todo o Piauí.

Foram escolhidos alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, de Escolas Públicas das cidades de Teresina, Altos, Campo Maior, Barras, Piripiri, Parnaíba, Floriano, Uruçuí, Picos, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Oeiras, Regeneração, Valença, São João do Piauí, Fronteiras e Paulistana.

Os estudantes participantes do projeto cumpriram todas as etapas de um pleito oficial, ou seja, Filiação a um dos seis partidos temáticos criados no projeto; Registro de Candidaturas; Campanha Eleitoral; e a Votação em urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-PI.