Seduc inicia treinamento da plataforma Cheff Escolar com Servidores

• Raísa Magalhães
  • 22/02/2024

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí iniciou no mês de fevereiro uma série de treinamentos da plataforma Cheff Escolar com Servidores da Sede e das Escolas Seduc, equipe das Gerências Regionais de Educação (GRE) e Nutricionistas.

A iniciativa busca levar a toda equipe o primeiro contato com a plataforma para operacionalizar, acompanhar, esclarecer dúvidas sobre a programação orçamentária, repasses financeiros, planejamento e criação dos cardápios, aquisições, contratos, notas fiscais e prestação de contas.

A Nutricionista Laysse Morais, da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE), destaca que o treinamento com as Profissionais será dividido em várias etapas. “Tivemos um ótimo aproveitamento nesse primeiro encontro. Com a apresentação da plataforma, aprendemos sobre o cadastro de gêneros alimentícios, receitas e demais especificações. Teremos ainda uma série de treinamentos para aperfeiçoar a utilização da plataforma e otimizar cada vez mais esse trabalho tão importante”, pontua.

“A plataforma vem para facilitar todo o ciclo da alimentação escolar, com a gestão mais otimizada das informações, prestação de contas, assim como o controle de percentual de alimentos oriundos da agricultura familiar. Todo esse trabalho foi pensado para levar mais dignidade alimentar aos nossos estudantes”, esclarece a Superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior, Viviane Carvalhedo.

Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a iniciativa aproxima os Servidores que irão trabalhar diretamente com a plataforma e promove um momento para esclarecimento de dúvidas e debate em conjunto.

“Eles terão a oportunidade de entender melhor e discutir com os demais Servidores sobre todos os eixos que integram esse instrumento que vai facilitar a gestão da alimentação escolar em toda a nossa Rede. É um Programa que vai trazer mais excelência na realização do trabalho, por isso a importância dos Servidores dialogarem juntos para dominar e entender como tudo funciona”, destaca o Gestor.

Cheff Escolar

O programa Cheff Escolar é uma solução tecnológica que vai auxiliar na gestão e no planejamento nutricional das mais de 600 escolas da Rede. O projeto foi lançado em janeiro deste ano durante a programação da Semana Pedagógica 2024.

A plataforma faz parte da empresa de software Digix, que será parceira da Seduc na implementação da ferramenta. Ela integra todas as etapas do processo, automatiza os cálculos de repasse de recursos para as escolas e auxilia na elaboração dos cardápios, priorizando itens da agricultura familiar e as necessidades nutricionais dos alunos.