Ícone buscar

Estudantes Seduc são aprovados no Encceja PPL e Vestibular IFPI

  • Priscila Florêncio
  • 30/12/2023


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Encceja PPL 2023, que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.

No Piauí, 483 reeducandos foram aprovados, o que representa um crescimento de 112% no número de aprovados em relação ao ano anterior. 

A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Justiça também resultou na menor taxa de abstenção da participação do Piauí, comparado aos anos anteriores, no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, o Enem PPL. A taxa de abstenção este ano foi de 22,9%, menor que a média nacional de 26%. 

No ano de 2023, as duas secretarias realizaram 14 revisões voltadas para os reeducandos nas unidades prisionais. A aplicação do Enem PPL 2023 aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro e o resultado será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024. 

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, explica que a menor taxa de abstenção se deu pelos esforços conjuntos entre a Seduc e Sejus para garantir que o maior número de reeducandos inscritos pudessem realizar a prova. “A Seduc tem este trabalho dedicado à preparação dos reeducandos inscritos no Enem PPL com o mesmo suporte de professores e técnicos do Novo Pré-Enem Seduc. Com a proximidade das provas, seguimos o calendário de visitas às penitenciárias, levando apoio pedagógico com as revisões. Eles têm a oportunidade de fazer o Enem para remição de pena”, avalia o gestor. 

Seduc comemora aprovação de estudantes da Rede Estadual no Vestibular do IFPI 2024

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), 88,57% dos estudantes aprovados no vestibular da instituição são oriundos de escolas públicas da rede estadual. 

Nesta edição, foram ofertadas 2.465 vagas, distribuídas em 17 campi. E a novidade deste ano foi a inclusão das disciplinas de literatura, história e geografia do Piauí na prova.

A gerente regional da 2ª GRE, Perpétua Barbosa, afirma que os estudantes contaram com o apoio, a dedicação e o compromisso dos professores. “Os educadores desenvolveram, durante esse período, projetos, exposições, feiras culturais, onde os alunos puderam estudar História, Geografia, Literatura, e isso ajudou bastante, pois o conhecimento do Piauí estava ali, no dia a dia da escola. Além dos livros, da literatura em forma de leitura, de trabalhos, através das trilhas, eles conseguiram deixar os estudantes ainda mais próximos da cultura piauiense. Isso, de uma forma dinâmica, fez com que os estudantes aprendessem mais rápido também. Isso foi muito importante”, explica a gestora. 

Aluna da Unidade Escolar São José, localizada no município de Campo Largo do Piauí, Pamela Vitória Machado Silva, foi uma das estudantes da rede pública estadual aprovada no vestibular 2024 do IFPI. “Passei no vestibular do Instituto Federal do Piauí para o curso de Ciências Biológicas, com o apoio da escola, com a ajuda dos professores, dos simulados e revisões para os vestibulares. A SEDUC nos ajudou muito, enviando o transporte para nos deslocarmos da nossa cidade até o local da prova”, conta a futura universitária.

Também estudante da Unidade Escolar São José, o jovem Rikelson Oliveira foi aprovado no curso de Secretariado. Ele conta que teve apoio da direção da escola e que participar do projeto de recomposição da aprendizagem foi um diferencial. “Passei no vestibular com a ajuda dos meus professores, com a contribuição da diretora, da recomposição da aprendizagem, além do transporte disponibilizado pela Seduc até o local de prova. Eu estudava várias horas por dia com a ajuda dos meus irmãos”, afirma. 

O cronograma de matrículas do IFPI já está disponível no portal da instituição (matricula.ifpi.edu.br). As matrículas serão feitas exclusivamente on-line e os aprovados precisam ficar atentos às datas definidas por cada campus.

Outras Notícias

Notícias
26/04/2024

Com mais de R$ 700 mil em investimentos, o Governador Rafael Fonteles e Secretário da Educação Washington Bandeira assinam ordem de licitação de obras de escolas

Notícias
26/04/2024

Governador Rafael Fonteles e Secretário da Educação Washington Bandeira vão participar da premiação do Seduckathon nesta sexta (26)

Notícias
25/04/2024

Seduckathon: Segundo dia da maior competição tecnológica do Piauí é marcada pelo desenvolvimento de projetos

Notícias
25/04/2024

Mais de mil estudantes Seduc participam de aula sobre Metaverso e Realidade Aumentada durante Seduckathon

Notícias
25/04/2024

Seduc abre inscrições para o processo seletivo da Olimpíada Científica de Língua Portuguesa

Notícias
24/04/2024

Seduckathon: Estudantes Seduc encaram desafio de transformação educacional por meio da tecnologia