Estudante de Capitão de Campos representa Piauí no Soletrando 2013
17/06/2013
"Todos os dias, antes da competição, era acordada pelas minhas irmãs, que já me entregavam um dicionário". Foi assim a rotina da estudante Emanuelly Silva Andrade, vencedora da etapa regional do Soletrando 2013, que desbancou oito candidatos de municípios diversos. A jovem estudante representará o Piauí na competição nacional, que há anos envolve estudantes de todo o país.
A primeira etapa, realizada na Unidade Escolar Paulo Ferraz, localizada na cidade de Capitão de Campos (a 133 km de Teresina), onde a aluna estuda, foi vencida com facilidade. A etapa regional aconteceu na última sexta (14), no auditório da TV Clube, com uma banca examinadora formada pelos professores Franklin Gomes, Gilson Figueiredo e Nilson Ferreira.
Francisca Rosa, mãe da menina, conta emocionada que ainda não acredita. "Apesar de todo o apoio que demos e do esforço de Emanuelly, nós ainda não absorvemos o que aconteceu. Estamos sendo parabenizados por toda a cidade, inclusive, por aqueles que nem conhecemos", conta.
Emanuelly sai de casa todos os dias às 7 horas da manhã para o colégio e retorna ao meio-dia. Era durante o contraturno que ela estudava para a competição. "Estudava em casa sozinha, mas, às vezes, minha família ajudava procurando palavras difíceis no dicionário para eu treinar", conta.
A representante piauiense afirma que "é uma grande honra e, principalmente, uma grande responsabilidade, porque não represento só o meu colégio. Agora, estou representando todo o Piauí", diz ela com entusiasmo.
Em 2011, o piauiense Izael Araújo foi o grande vencedor do Soletrando, levando para casa o troféu Maria Clara Machado e mais uma poupança de R$ 100 mil para ser investida em sua formação educacional.
O Soletrando é uma competição realizada pelo programa Caldeirão do Huck, na Rede Globo de Televisão, com alunos da Rede Pública de Ensino de todo o Brasil. Cada estado é representado por um participante. O vencedor leva para casa a quantia de R$ 100 mil para ser investido durante sua vida escolar.
Outras Notícias
Notícias
24/06/2025
Seduckathon 2025: Luiz do Brownie inspira jovens da rede pública a empreender com coragem e inovação
Notícias
24/06/2025
Seduckathon 2025: Tanci Simões explora o impacto da IA e as habilidades socioemocionais
Notícias
24/06/2025
Educação na era das redes sociais: influenciadora gaúcha Mari Krüger mostra que é possível aprender ciência com humor e leveza
Notícias
24/06/2025
Seduckathon 2025: Estudantes Seduc apresentam projeto de telescópio produzido durante aulas de robótica
Notícias
24/06/2025
Guilherme Silveira abre ciclo de palestras do Seduckathon com chamada à ação: “O estudante pode ser criador, não só consumidor de tecnologia”
Notícias
24/06/2025
“Estamos conectando o Piauí ao futuro”, diz Secretário Washington Bandeira na abertura emocionante e tecnológica do Seduckathon 2025
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.