Ícone buscar

Estudantes Seduc e pequenos produtores de mel aprendem técnicas para aumentar produção em Pedro II

  • Pedro Melo
  • 18/12/2023

Com o intuito de promover a capacitação de profissionais em atividade e estudantes, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) finalizou o primeiro módulo da 5ª turma do Projeto “Piauí Doce Mel”, que ocorreu na Escola Família Agrícola Santa Ângela (Efasa), em Pedro II. O curso de apicultura básica teve duração de 4 dias e uma carga horária de 40 horas aula.

Até o momento, o “Piauí Doce Mel” já formou 133 alunos, entre jovens e adultos apicultores, e já percorreu as cidades de São João do Piauí, São Miguel do Tapuio, Piripiri, Piracuruca e Pedro II. As aulas são ministradas pelo professor e engenheiro agrônomo, Fábio Adriano.

O superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos, Paulo Henrique Pinheiro, visitou a escola para conferir o andamento do curso. “Com esse projeto poderemos levar qualificação profissional a pequenos produtores de mel, aumentando sua produtividade e a qualidade do mel da região. Aqui tem jovens de Batalha, Piripiri, Pedro II, Juazeiro do Piauí, Milton Brandão”, explicou.

Kayki Ivan, do 3º ano do Curso Técnico Agropecuário na Efasa, participou da capacitação e contou que adquiriu novos e importantes conhecimentos como técnicas de criação de abelhas e a extração e comercialização de mel, cera, geleia real e própolis.

“Essa capacitação é importante porque há uma necessidade, em nossa região, de adquirir novos conhecimentos técnicos e práticos voltados para a produção de mel. É muito comum termos pessoas interessadas em trabalhar na área, mas falta o conhecimento”, conta o estudante.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do investimento em pesquisa e inovação para o fortalecimento da produção de mel no estado. “A troca de conhecimentos entre os pesquisadores, os produtores locais e as ações da Seduc, com o projeto Piauí Doce Mel, são passos importantes para impulsionar a produção e a economia. O objetivo é qualificar 5 mil pequenos produtores de mel ao longo dos quatro anos de gestão”, pontuou Washington Bandeira.

Outras Notícias

Notícias
09/10/2025

Escola Seduc cria jogos em Libras e transforma o aprendizado da Língua de Sinais em uma experiência divertida e inclusiva

Notícias
08/10/2025

“Baladão do Saeb e Saepi” anima estudantes e fortalece reta final de preparação para as avaliações externas

Notícias
08/10/2025

Seduc e Defesa Civil levam Educação para prevenção de desastres a mais 100 escolas piauienses

Notícias
08/10/2025

Estudante-atleta da Seduc conquista bronze com a Seleção Brasileira de Handebol Sub-15 no Campeonato Sul-Centro Americano

Notícias
08/10/2025

Estudantes Seduc apresentam projetos inovadores na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília

Notícias
08/10/2025

Estudante Seduc de São Julião apresenta projeto desenvolvido na escola em evento nacional com foco no Meio Ambiente