Ícone buscar

Sarau Literário desperta em estudantes interesse pela leitura por meio de atividades artísticas

  • Willame Lucas
  • 07/12/2023

Incentivados a ampliar o repertório linguístico e literário, os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Nossa Senhora da Conceição, do município de Barras, realizaram o V Sarau Literário na última terça-feira (5).

Apresentados pelos alunos do Ensino Médio, a quinta edição do Sarau trabalhou o tema “Um olhar para dias com mais igualdade”.

Antes das apresentações, os estudantes foram orientados em sala de aula pelos professores de linguagens quanto às possibilidades de uso do texto literário em outras expressões artísticas, como atividades com leitura, música, dança, poesia e peças teatrais.

De acordo com a gestora escolar, Rosélia Araújo, o objetivo das edições do Sarau Literário é envolver todos os alunos a trabalharem o conteúdo aprendido na escola por meio da arte.

“O sarau contribui para que os nossos estudantes enxerguem a arte como também uma forma de expressão da linguagem. O objetivo é que eles ampliem seu repertório linguístico e o seu contato com obras de literaturas diversas. Desta forma, os estudantes são incentivados ao resgate da cultura de contar e ouvir histórias, da leitura de poesias, das músicas e das apresentações teatrais”, comentou.

As obras e biografias de escritores latino-americanos serviram de inspiração para os estudantes. Atividades sobre o poema Ismália, de Afonso Guimarães; a produção literária de Jorge de Lima; a biografia do ator e criador do seriado Chaves, Roberto Bolaños; a música do compositor, Luis Fonsi; as peças teatrais sobre Dom Casmurro, do escritor Machado de Assis, e o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna; o coral e podcast, foram produzidos pelos estudantes.

O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Nossa Senhora da Conceição, jurisdicionado à 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), oferta o ensino de tempo integral com cursos técnicos de Marketing Digital e Programação de Jogos Digitais para 210 estudantes.

Outras Notícias

Notícias
30/06/2025

Seduc premia nesta terça-feira (01/07) escolas com os melhores resultados em aprendizagem e aposta em gestores como chave da transformação educacional

Notícias
29/06/2025

Estudantes Seduc expõem projetos de Empreendedorismo e Marketing Digital em shopping de Teresina

Notícias
28/06/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam CETI Jacob Demes em Floriano

Notícias
28/06/2025

Secretário Washington Bandeira visita obras de reforma e ampliação do CETI Helvídio Nunes em Paes Landim

Notícias
27/06/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram reforma e modernização do CETI Jacob Demes em Floriano

Notícias
27/06/2025

Alunos do interior do Piauí conquistam o mundo com projetos de sustentabilidade, tecnologia e educação financeira