A abertura da Etapa Estadual da Conferência Nacional de
Educação (CONAE) no Piauí aconteceu nesta quarta-feira (6) e reuniu delegados
representantes de todas as regiões do Estado e de organizações da sociedade
civil. O encontro discute as propostas para a construção de políticas
educacionais efetivas e com mais inclusão social.
Essa é a fase intermediária de preparação para a
conferência, que foi convocada em caráter extraordinário pela Presidência da
República para acontecer em janeiro de 2024. A Conferência tem como tema
o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da
educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento
socioambiental sustentável”.
O secretário de Estado da Educação do Piauí e
vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed),
Washington Bandeira, esteve na solenidade e afirmou que o Piauí tem levado a
sério as discussões do Plano e apresentará contribuições pertinentes para a
execução das políticas educacionais.
“Os trabalhos nas conferências municipais foram
excelentes e aqui não será diferente. Tenho certeza que o Piauí terá uma
excelente participação na Conferência Nacional, pois temos muita clareza de que
todo e qualquer processo de transformação social começa pela Educação. Somos
todos corresponsáveis por isso. Queremos uma escola inclusiva e verdadeiramente
integral, que ofereça aos estudantes diversas habilidades e competências para a
construção de uma sociedade com mais desenvolvimento social, ambiental e econômico”,
disse o gestor.
Em abril deste ano, o Fórum Estadual de Educação do Piauí
foi retomado como um espaço aberto ao diálogo quanto a proposições de ações e
cumprimento de metas para a Educação do Estado. A reabertura faz parte de uma
reconstrução também em âmbito nacional com o Fórum Nacional de Educação,
responsável pelo acompanhamento e implementação do Plano Nacional de Educação
(PNE).
A etapa estadual envolve a participação de 500
delegados eleitos e encerra nesta quinta-feira (7). Os resultados das etapas
estadual e nacional incluirão não apenas o diagnóstico da situação educacional
no país, mas também as diretrizes, metas e estratégias para a próxima década.