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Rafael Fonteles e secretário Washington Bandeira premiam escolas pelo bom desempenho de alfabetização na idade certa

  • Pedro Melo
  • 05/12/2023

Trinta e sete escolas da rede pública de ensino, que tiveram os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí – SAEPI, receberam o Prêmio Alfa-10, durante a abertura do Seminário Estadual do PPAIC, que aconteceu nesta terça-feira (5), no Theresina Hall.

A honraria foi entregue pelo governador Rafael Fonteles, pela primeira-dama e coordenadora do Pacto Pelas Crianças, Isabel Fonteles, e pelo secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) investiu R$ 3.445.000 (três milhões e quatrocentos e quarenta e cinco reais) na PREMIAÇÃO. O valor recebido por cada escola varia de acordo com a matrícula do 2º ano e será pago em duas parcelas, diretamente na conta da escola.

A alfabetização na idade certa no Piauí teve um salto de qualidade em relação ao ano de 2022, quando 12 escolas foram premiadas. A projeção para as próximas edições é premiar até 150 escolas. O valor da premiação é um incentivo financeiro que será aplicado em projetos educacionais.

Durante a solenidade, o governador Rafael Fonteles afirmou que a premiação Alfa-10 se trata de uma competição saudável porque premia as melhores práticas na educação primária e que o PPAIC faz parte de um conjunto de ações voltadas à primeira infância.

“Eu não tenho dúvidas que o PPAIC é uma das políticas de Governo mais importantes do Piauí. Eu estou feliz porque vejo aqui a capacidade que temos de cooperação entre o Estado e os Municípios, independentemente do partido político do prefeito, da prefeita ou do governador, provando a seriedade e a tecnicidade na metodologia de premiação que foi baseada em critérios objetivos e transparentes. Eu espero que no próximo ano a gente tenha 150 premiados porque estamos investindo nisso”, comentou. 

O secretário da Educação, Washington Bandeira, explica que o diferencial do prêmio é que, além de reconhecer o trabalho realizado pelas escolas que alcançaram alto desempenho, o projeto promove relações de cooperação entre uma escola de alto e outra de baixo desempenho com a transferência de conhecimentos e experiências.

“Cada escola premiada adota uma escola que teve resultado mais deficiente para ajudar na gestão pedagógica e administrativa e assim melhorar os seus índices educacionais”.

Bandeira destacou ainda que o PPAIC é a maior iniciativa em regime de colaboração da história do Piauí. Segundo o gestor, é uma forma de conceder apoio técnico, formação de professores e coordenadores de ensino, entrega de material didático e mobiliário que tem fechamento com o reconhecimento dos municípios com os melhores resultados.

“Esse ano, nós fortalecemos os investimentos no PPAIC em mais 10 milhões de reais, ou seja, são mais ações com o apoio do Estado. Além disso, expandimos para a primeira infância, de 0 a 3 anos, em parceria com o Programa Pacto Pelas Crianças, coordenado pela Dra. Isabel. É um programa muito relevante, porque é o início da formação educacional, é decisivo para evitar deficiências educacionais ao longo do processo formativo”, finalizou.

SEMINÁRIO PPAIC: o Prêmio Alfa-10 fez parte da programação do primeiro dia do Seminário Estadual do PPAIC, que reúne, até quinta-feira (7), as equipes do programa, dirigentes municipais e gerentes regionais de educação para a troca de experiências pedagógicas que impulsionam a alfabetização das crianças piauienses. O tema do evento foi “Avaliar para Ensinar”, que propõe o fortalecimento da cultura de avaliação constante do sistema educacional piauiense, com diagnósticos e monitoramento da qualidade do ensino.

Os critérios da premiação foram: nota do IDEPI - alfa (Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização) entre 8,5 e 10; participação de 90% dos estudantes no SAEPI (Sistema de Avaliação Educacional do Piauí); matrícula mínima de 20 alunos por escola, no 2º ano do Ensino Fundamental e 20% dos estudantes da rede municipal avaliados no nível mais alto do SAEPI.

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