Ícone buscar

Estudantes da Seduc se destacam em Torneio de Robótica e são classificados para fase nacional em São Paulo

  • Willame Lucas
  • 05/12/2023

Estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conquistaram as primeiras colocações na 3ª edição do Torneio Juvenil de Robótica (TJR) 2023, no último sábado (2), em Teresina, e foram classificados para a fase nacional do Torneio Juvenil de Robótica 2023, de 14 à 16 de dezembro, em São Paulo.

Com os protótipos de robôs e projetos construídos durante as oficinas escolares, os alunos de 17 escolas da Seduc formaram equipes para a disputa das medalhas na fase estadual, realizada no auditório do Núcleo Antonino Freire – NUFAF/UESPI. 

A equipe do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez - Premen Sul, localizado no bairro Monte Castelo, em Teresina, conquistou três medalhas de ouro e garantiu a vaga na etapa nacional do torneio.

O professor de Matemática, Francisco Ítalo Amaral dos Santos, conduz os projetos de robótica no Premen Sul com oficinas para os estudantes. “Trabalhamos com os estudantes uma vez por semana nas oficinas e esta conquista é resultado de alunos comprometidos e fascinados com a robótica”, disse.

Os estudantes do CETI Acrisio Veras, em Alto Longá, também tiveram resultado positivo na competição. Gabrielly Dutra e Tallyson Kauã conquistaram as medalhas de ouro na modalidade Cabo de Guerra e prata na modalidade Futebol de Carro, respectivamente.

A campeã no Cabo de Guerra relatou sua experiência com a robótica. “Eu achei o método de aprendizagem muito interessante por focar em pesquisas, construir, programar e desenvolver diversos projetos. Participar do projeto de robótica tem sido uma experiência inovadora para mim”, disse a Gabrielly.

O Torneio Juvenil de Robótica (TJR) é uma competição de robótica gratuita e presencial com objetivo de difundir a robótica e a computação, por meio da prática de aprendizagem e projetos para a produção de protótipos de robôs.

A competição teve como público-alvo os estudantes e professores das escolas da rede pública federal, estadual e municipal que participaram de oficinas de robótica nas escolas. O evento foi organizado pelo Centro Maker do NUFAF/UESPI, sob coordenação do professor TJR Piauí, Ranildo Lopes,  e pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI.

A Seduc incentiva o ensino de Robótica, Eletrônica e Programação nas escolas da rede Estadual. Dentro do projeto de robótica, os professores participam de formação para ministrar oficinas, disciplinas eletivas e a criar projetos na área, com certificação emitida pelo Núcleo de Formação Antonino Freire.


Outras Notícias

Notícias
05/05/2025

Pré-Enem mais Pré-Saeb Seduc reforça preparação com aulas ao vivo no YouTube

Notícias
04/05/2025

Governo do Piauí concede reajuste salarial e promoções aos Profissionais da Educação

Notícias
03/05/2025

Caravana Acelera Seduc: Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam equipamentos e anunciam reformas em escolas do Meio-Norte piauiense

Notícias
02/05/2025

Educação pública do Piauí vira referência com salto digital e uso de inteligência artificial

Notícias
02/05/2025

Sessão de cinema vira aula criativa e prepara alunos para o Saeb em Escola de Tempo Integral no interior do Piauí

Notícias
01/05/2025

Seduc realiza pagamento de bolsas para mais de 500 medalhistas das Olimpíadas do Conhecimento no Piauí