O escritor carioca Mar’Junior, autor da obra “Pepita”, foi espectador privilegiado do espetáculo teatral que narrou a saga da personagem, durante o evento do projeto Ação Literária, realizado pelo Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pe. Joaquim Nonato Gomes, nesta terça-feira (28), em Teresina.
Pepita é protagonista de uma série de livros que abordam situações de bullying escolar e, após meses trabalhando a trilogia nas aulas de língua portuguesa, os alunos deram vida às narrativas da obra, estimulando reflexões sobre o tema.
O autor esteve no CETI e conversou com os 438 estudantes sobre a obra, que conta a história de uma adolescente que passou a infância e adolescência sofrendo bullying, além da sua inspiradora história de vida.
Durante sua passagem pela unidade escolar, Mar’Junior fez, ainda, a doação de 30 livros para a biblioteca da escola e ministrou junto com Patrick Moraes, ator e filho do escritor, uma oficina de teatro e literatura com o ensino de técnica de adaptação do livro.
Eufóricas com a presença do autor, os estudantes criaram uma cena de entrevista na qual cada personagem relata vivências apresentadas no livro.
A personagem principal da obra foi interpretada pela estudante Adriely Alexandre, que falou sobre a emoção de encenar um trecho do livro.
“Nosso grupo resolveu fazer um tipo de entrevista, como se cada um fosse o personagem principal. Estou muito feliz porque jamais imaginei encontrar o autor e ter um livro com dedicatória. Foi uma sensação incrível representar uma personagem que me marcou tanto e tem essa história forte. Estou muito feliz por ter conhecido o Mar’Junior”, celebrou Adriely.
O estudante Benjamim Araújo aprovou a abordagem do tema bullying por meio de livros e do bate papo com o autor da obra. “Acho importante a escola apresentar estes temas através da literatura, pois é uma forma de termos uma noção das experiências vividas. Eu recomendo a leitura por trabalhar tópicos sensíveis e agradeço a oportunidade de tirar algumas dúvidas com o escritor”, pontuou o jovem.
Mar’Junior falou da satisfação em fazer esse trabalho com estudantes que leram Pepita. Ele já percorreu as cidades piauienses de Cocal de Telha, Nossa Senhora de Nazaré, Campo Maior, Altos e Teresina com palestras e oficinas de produção literária.
“É um prazer estar na escola fazendo um trabalho positivo como este que temos feito no Brasil inteiro para os estudantes que leram Pepita. A literatura tem transformado a minha vida de tantas formas e este carinho com o público leitor destas histórias tem sido emocionante. Levo comigo todo o carinho recebido nestes dias no Piauí”, comentou o escritor.
No CETI Pe. Joaquim Nonato Gomes, escola jurisdicionada à 19ª GRE, a leitura tem contribuído para o desenvolvimento dos estudantes em outras expressões de arte.
“A conversa com os estudantes e a encenação, com a presença do autor Mar’Junior, é resultado do trabalho desenvolvido em sala de aula em que os alunos receberam os livros, trabalharam em sala e alguns encenaram trechos da obra. Na escola temos o projeto ‘Clube de Leitura Saru’ para incentivar o teatro, a dança, a pintura, a partir das obras literárias”, explicou o gestor, Antônio Gomes.