Com o intuito de ampliar a bagagem cultural e as
habilidades leitoras dos estudantes, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI)
Governador Freitas Neto promoveu uma aula de campo em São Raimundo Nonato (PI),
passando pelo Parque Nacional Serra da Capivara, Museu da Natureza, Museu do
Homem Americano e pela fábrica da Cerâmica Serra da Capivara. O trajeto
percorreu 530 quilômetros da capital Teresina para o parque com 26 alunos do 8º
e 9º ano do Ensino Fundamental II.
A visita faz parte do projeto “Passaporte Literário: uma
estratégia de estímulo à leitura”, que trabalha de forma interdisciplinar as
habilidades leitoras e de aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental.
Durante o ano, foi feito um rodízio de leitura de 10 livros com diferentes
títulos e gêneros textuais, que teve encerramento com a aula de campo.
Para a professora Adriana Silva de Assis, responsável
pelo projeto, a leitura é um ato que necessita estímulo e motivação. A
educadora defende ainda que a prática da leitura é uma tarefa essencial para a
construção do conhecimento e opinião crítica dos estudantes.
“Na aula de campo, os alunos compreenderam os aspectos
históricos, culturais e sociais do período em que ocorreu a pré-história e
compararam às suas realidades atuais. São momentos que despertam o senso
crítico dos jovens leitores, que visualizam presencialmente as informações
trabalhadas ao longo do projeto”, explica.
O Parque Nacional Serra da Capivara preserva vestígios
arqueológicos da mais remota presença humana na América do Sul e é declarado
Patrimônio Cultural da Unesco desde 1991. O estudante do 9º ano, João
Luís Rocha, 14 anos, conta que foi a melhor viagem de sua vida.
“É um lugar que todo mundo admira, são paisagens
belíssimas, vivenciar tudo isso foi mágico. Faz refletir sobre a vida,
costumes, hábitos e sobre o respeito à natureza. Fiquei encantado com as
formações rochosas. Não voltei da mesma forma depois dessa aula de campo, foi
um passeio de nota 1 bilhão”, conta.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira,
reforça que a educação é um instrumento poderoso de transformação social e que
a Seduc aposta em diversas estratégias para que as escolas sejam um lugar onde
crianças e jovens possam descobrir suas potencialidades. “Nosso papel é
oportunizar aos estudantes uma educação moderna, lúdica e eficiente, realizando
assim os seus sonhos e de seus familiares. Nossos jovens sabem aproveitar as
oportunidades, aprendem mais e se preparam para construir um futuro de muito
sucesso”, comenta.