30 alunos da Seduc são eleitos no Projeto Parlamento do Futuro

• Willame Lucas
  • 22/11/2023

Ariolino Filho pensa uma escola que aproxima educação e cultura. Já Luiza Maria vê na sustentabilidade o caminho para conscientizar os colegas. Ambos os estudantes foram eleitos para vivenciar as atividades parlamentares durante o projeto Parlamento do Futuro. Eles fazem parte dos 30 estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino eleitos e que foram anunciados durante solenidade do resultado das votações nesta quarta-feira (22), no Salão Nobre Francisca Trindade, da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

A escolha dos melhores projetos, idealizados pelos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, aconteceu por votação nas urnas eletrônicas em 21 escolas, de todas as Gerências Regionais de Educação (GRE), nos 12 territórios. Durante três dias de mandato, os eleitos terão a vivência da atividade parlamentar com atuação no plenário, acesso aos gabinetes, apoio técnico da Alepi para elaboração de leis e participação nas comissões. Como no rito democrático da eleição tradicional, os estudantes participaram de treinamentos com técnicos do TRE-Piauí, se filiaram a partidos temáticos, realizaram campanha e debates eleitorais.

Ariolino Lima Brito Filho é um dos 81 estudantes que disputaram a vaga de mandato legislativo. Eleito pelo Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Deputado Tertuliano Milton Brandão, escola localizada no bairro Dirceu, em Teresina, ele conquistou a cadeira na Alepi pelo Partido Educação e Cultura (PEC). “Eu vi este projeto como um desafio para crescer. Fui eleito com ideias que venham a incentivar a cultura, tanto na escola como nos bairros, para levar ações culturais à comunidade. Estou ansioso para iniciar o meu mandato legislativo em 2024.”, diz o estudante.

Representando o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, durante o anúncio dos estudantes eleitos, a superintendente de Ensino da Seduc, Viviane Farias, destacou o comprometimento dos estudantes com o Parlamento do Futuro. “Foi um exercício pedagógico de imersão na nossa democracia. O nosso secretário da Educação, Washington Bandeira, foi um entusiasta deste projeto, sempre incentivando o trabalho de engajamento dos estudantes, dos professores e, mais do isso, o debate das ideias. Com este resultado, as escolas mostraram o processo de discussão, organização e respeito em relação à fala do outro durante todo esse processo eleitoral”, frisou Viviane Farias.

Segundo o deputado estadual e presidente da Alepi, Franzé Silva, o projeto cumpriu seu objetivo de aproximar a juventude do parlamento e agora eles estão aptos a conhecer o rito de trabalho na casa legislativa. “Atingimos o objetivo de envolver a juventude dentro do parlamento. Eles irão assumir em janeiro seus mandatos na Assembleia Legislativa e serão todos apadrinhados pelos deputados da casa. Os estudantes terão direito a despachar dentro dos gabinetes, acesso às comissões técnicas e irão estruturar seus projetos para ir ao plenário. Após a aprovação, nos reuniremos com o governador Rafael Fonteles para a recepção desses 30 projetos eleitos e, depois na Alepi, transformá-los em leis reais”, explicou o presidente Franzé Silva.

Participaram da solenidade de anúncio dos estudantes eleitos, o presidente da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, deputado Francisco Limma; o Presidente do TRE-PI, desembargador José James Gomes Pereira, e demais deputados estaduais. O Parlamento do Futuro é realizado pela Assembleia Legislativa através de parceria firmada com a Secretaria de Estado da Educação do Piauí e o Tribunal Regional Eleitoral.

Confira a lista dos eleitos.