Ícone buscar

Parlamento do Futuro: Estudantes escolhem nas urnas eletrônicas seus representantes

  • Willame Lucas
  • 21/11/2023

As 21 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino mobilizam nesta terça-feira (21) os estudantes a votarem durante a eleição do Parlamento do Futuro. Com urnas eletrônicas, como no pleito tradicional, a votação teve início às 9 horas e termina às 17 horas nas escolas selecionadas para participar do projeto.

A partir da votação serão eleitos 30 estudantes do Ensino Médio de todo o Piauí que assumirão as cadeiras de deputados titulares e 30 suplentes.

Com as vagas asseguradas, Luiza Maria e João Sotero, estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, em Teresina-PI, estão entre os candidatos que irão para a Alepi.

Atuante no grêmio estudantil da escola, Luiza Maria explica empolgada sua plataforma de campanha. “Criamos um projeto sustentável e construímos uma horta na escola que é adubada por compostagem feita na escola e irrigada com a captação da água dos splits. O Parlamento do Futuro é uma grande experiência que me faz vivenciar como é a política, a aprender e quem sabe talvez seguir no caminho da política”, comentou Luiza.

A escola tem 321 estudantes votantes que tiveram como opção de escolha os candidatos que se identificaram com as temáticas do Partido Meio Ambiente e Sustentabilidade.

“Importante esse tipo de prática por exercitar o que iremos viver futuramente e motiva os alunos a ter inclusão na política e no exercício da cidadania”, declarou a aluna Sara Emily após exercer seu direito de voto.

As votações dos candidatos estudantes ocorrem nas cidades de Altos, Barras, Campo Maior, Parnaíba, Piripiri, Fronteiras, Paulistana, Picos, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Valença do Piauí, Bom Jesus, Corrente, Floriano, Oeiras, Regeneração e Uruçuí.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, celebrou a experiência de aproximação da juventude com o legislativo. “Estudantes representantes de cada Gerência Regional de Educação (GRE) participaram de cada fase de um processo democrático de escolha de ideias, como deve ser uma eleição. O Parlamento do Futuro estimulou o protagonismo dos estudantes com os debates entre as candidaturas e eles terão a oportunidade de vivenciar um mandato legislativo”, explicou.

Para o deputado estadual e presidente da escola do Legislativo Wilson Brandão, Francisco Lima, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar todo o rito democrático da eleição. “Com o projeto Parlamento do Futuro os estudantes têm a oportunidade de experenciar desde a escolha dos candidatos até votar em quem tem a melhor proposta para a escola. A parceria da Alepi com a Seduc e o TRE tem sido um sucesso e os estudantes podem votar nos seus representantes com urnas eletrônicas como no processo eleitoral”, pontuou o deputado.

Entusiasmados com o processo eleitoral, os 238 estudantes do CETI Moderna, localizado em São Raimundo Nonato, exerceram seu direto de escolha do melhor projeto para a escola.

Concorrendo a uma cadeira na Alepi com mais duas candidatas, o jovem Miguel Adrian da Silva Miranda, aluno da 1ª serie do Ensino Médio, propôs projetos na área da Educação e Cultura. “Quando me candidatei, senti uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo fiquei feliz por poder propor mudanças na realidade das escolas estaduais com o projeto de lei empregado pelo partido”, disse o candidato.

Todo o processo de votação empolgou também o eleitorado. “Me senti eufórica pois nunca participei do processo de eleição”, relatou a aluna Maria Eduarda Araujo.

Os 325 estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Deputado Francisco Antônio Paes Landim Neto, localizada em São João do Piauí, também foram às urnas escolher seus representantes.

Izamara Isabela, candidata aluna da 1ª série do curso de Recursos Humanos Ensino Médio se filiou ao partido que tem como causa a defesa dos Direitos Humanos e relatou sua experiência. “Minha experiência com o processo foi excelente porque aprendi bastante e tive mais contato com meus colegas. Elaborei minhas propostas de acordo com as necessidades da escola e dos meus colegas e, se eleita for, pretendo melhorar ainda mais a educação e a cultura na nossa escola”, contou a candidata.
"Estou gostando de participar da eleição porque pude escolher e votar na candidata que vai representar nossa escola e, consequentemente, exercer a minha cidadania", disse a aluna da 1ª série do curso de Recursos Humanos, Emili Stefani Ribeiro de Castro.

Saila Gomes, aluna da 2ª série do curso Técnico de Segurança do Trabalho, conta que está participando pela primeira vez de uma eleição e que "a experiência foi excelente. Pretendo exercer sempre a minha cidadania, escolhendo a melhor proposta", disse.

Parlamento do Futuro

Antes do dia da votação da eleição, os estudantes participaram de treinamentos com técnicos do TRE-Piauí, se filiaram a partidos, realizaram campanha e debates eleitorais, como no processo eleitoral tradicional.

Cada um dos 81 estudantes que se candidataram no processo eleitoral do Parlamento do Futuro se filiou a 6 partidos temáticos. Eles tiveram que desenvolver a sua proposta legislativa e convencer os eleitores em busca votos para ser escolhido pela sua comunidade escolar.

Mais de 6.500 estudantes de todo o Piauí participam do projeto Parlamento do Futuro, que elegerá 30 deputados, entre estudantes do ensino médio de todo o Estado, para exercerem mandato legislativo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O Parlamento do Futuro é realizado pela Assembleia Legislativa através de parceria firmada com a Secretaria de Educação do Piauí e o Tribunal Regional Eleitoral.

Lista de escolas participantes do projeto Parlamento do Futuro



LICEU PARNAIBANO
UNIDADE ESCOLAR GERVASIO COSTAJOSE NARCISO DA ROCHA FILHO
CEEP PREF. JOÃO M. OLIMPIO DE MELOPATRONATO NOSSA SENHORA DE LOURDESUNIDADE ESCOLAR ALBERTO LEAL NUNES
CETI MARIA ANTONIETA CETI FARMACEUTICO JOÃO CARVALHO CEEP PETRONIO PORTELA
CETI FAUZER BUCARCETI CICERO COELHOCEEP FRANCISCO A. PAES LANDIM
CETI MODERNAJOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHOCETI DIONISIO R. NOGUEIRA
CETI FRANCISCA PEREIRA DE SOUZACETI LUCINETE SANTANA CETI RAMA BOA
CETI JOÃO HENRIQUE DE A. SOUSA CETI GOV. DIRCEU MENDES ARCOVERDE CETI DEP. TERTULIANO MILTON BRANDÃO



Outras Notícias

Notícias
25/06/2024

Secretário Washington Bandeira apresenta novas funcionalidades da plataforma Canal Educação

Notícias
25/06/2024

Estudantes Seduc participam da primeira fase da SEDUC LEM

Notícias
24/06/2024

Gestão da Aprendizagem: Professores Seduc participaram de capacitação em Matemática nos municípios de Picos e Oeiras

Notícias
24/06/2024

Primeira etapa da Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna será aplicada nesta terça-feira (25) em todas as Escolas Seduc

Notícias
22/06/2024

Secretário Washington Bandeira participa de formatura dos 814 novos graduados pela UAPI em solenidade em Teresina

Notícias
21/06/2024

Estudantes Seduc do Curso Técnico em Marketing Digital produzem vídeo e divulgam a Seduc LEM