Ícone buscar

Escolas da Rede Estadual celebram o Dia da Consciência Negra

  • Willame Lucas
  • 21/11/2023

As escolas da Rede Pública Estadual de Ensino realizam, durante esta semana, diversas ações em alusão ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Unindo música, poesia e informação, os estudantes participam de atividades com o objetivo de lembrar e celebrar a luta do povo negro no Brasil.

No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí, a iniciativa das atividades partiu do interesse dos estudantes em aprofundar as pesquisas sobre a cultura afro-brasileira, como detalha a gestora escolar, Socorro Soares.

“Esta foi uma atividade pensada e planejada por um grupo de alunos da primeira e segunda série do Ensino Médio para refletir sobre a valorização da Cultura Afro-brasileira no ambiente escolar e envolvendo todos os alunos nessa temática”, contou.

A programação, destinada aos 267 estudantes da escola, contou com apresentações de grupo de capoeira, palestras, concursos de cartazes informativos e o desfile demonstrativo de figuras importantes da cultura afro-brasileira e divindades da religião umbanda.

“Foi um momento importante para toda a comunidade escolar, uma vez que é um tema relevante para todos. Achei muito interessante o desfile representando pessoas negras de importância tanto na história como na política e na representatividade religiosa. Aprendi que as pessoas negras devem ter o seu lugar de fala e voz”, comentou a estudante Débora Sampaio, da 2ª série do Ensino Médio.

A cultura afro-brasileira também foi tema das atividades idealizadas pelos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Pires de Castro, localizada no bairro Dirceu, nesta segunda-feira (20). Os desfiles com roupas lembrando os mitos, as danças e os desfiles foram protagonizados pelos estudantes.

Tendo à frente o grêmio estudantil, o CETI Moaci Madeira Campos montou a programação pelo Dia da Consciência Negra com rodas de conversa, apresentações culturais e palestra sobre a história e a cultura afro-brasileira, o racismo e a discriminação.

Ao longo da semana escolas da Rede Pública Estadual de Ensino organizarão atividades sobre a data. Nos dias 23 e 24 de novembro, o CETI Rama Boa terá atividades com a temática “Identidade Negra: cultura, cidadania e Educação, com mesa redonda com pesquisadores, exposições sobre moda, culinária e música desenvolvidas pelas turmas. No CETI Otavio Falcão a diversidade da programação, nas mesmas datas, envolve as competições esportivas e apresentações culturais.

Outras Notícias

Notícias
12/07/2024

Programa Alfabetiza Piauí inicia aulas nesta segunda-feira (15)

Notícias
12/07/2024

Estudantes Seduc conquistam mais de 600 medalhas nas Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica e na Mostra de Foguetes 2024

Notícias
12/07/2024

Seduc divulga lista dos Estudantes e Professores classificados para a Imersão Presencial do Seduc LEM

Notícias
11/07/2024

Seduc realiza oficina de trabalho sobre planejamento e execução orçamentária

Notícias
11/07/2024

Secretário Washington Bandeira participa de ações do “Dia D” do Alfabetiza Piauí

Notícias
10/07/2024

Seduc realiza curso de Português para Professores da Worcester Technical High School que irão receber estudantes do Seduckathon