Uma semana intensa de debates e propostas entre os jovens do Ensino Médio está acontecendo nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino com o projeto Parlamento do Futuro. Os estudantes candidatos estão na reta final de disputa das eleições que decidirão os representantes na próxima terça-feira (21).
Estudantes das 21 escolas, representantes de cada Gerência Regional de Educação (GRE), estão na fase dos debates entre as candidaturas, momento em que cada estudante apresenta a sua proposta legislativa e busca votos para ser escolhido pela sua comunidade escolar. Os estudantes se filiaram a 6 partidos temáticos e realizaram as convenções partidárias, seguindo o rito democrático da eleição.
Com intensa movimentação de campanha, os estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Dionísio Rodrigues Nogueira, localizado em Corrente-PI, debateram suas propostas junto aos alunos votantes.
De acordo com a gestora escolar, Priscila Barbosa, o projeto está impactando o entendimento dos estudantes quanto ao processo eleitoral. “Os estudantes estão se autodescobrindo na capacidade de liderar, de fazer o outro entender que suas propostas são as melhores e os alunos ficaram animados com a postura dos candidatos. Eles criaram seus discursos, cada um apresentou seus projetos e certamente irão mudar seu pensamento quanto a forma de votar”, informou a gestora.
Os candidatos no CETI Alberto Leal Nunes, no município de Regeneração, também realizaram debates acalorados. A estudante Geovana Vieira dos Santos é candidata pelo partido dos Direitos Humanos, Equidade e Cidadania, e foi uma das que apresentaram seu projeto. “Tenho projeto voltado para a instituição da Semana Estadual dos Direitos Humanos, em que as instituições de ensino irão desenvolver uma semana de projetos e atividades voltadas para valorização dos direitos humanos, da igualdade e ações educativas visando a promoção da cidadania”, explicou a candidata.
No CETI José Narciso da Rocha Filho, de Piripiri, os debates aconteceram em momentos propositivos e de perguntas dos eleitores, como explica o coordenador do projeto e professor de Humanas, Rogério Moreira. “No primeiro momento tivemos um roteiro de perguntas para os candidatos responderem. No segundo momento houve apresentação das propostas com tempo pré-determinado e, por fim, aberto aos eleitores que tivessem alguma dúvida”, disse.
Entre os seis candidatos, o estudante Pedro Víctor, do partido Educação e Cultura, aprovou o debate. “Está sendo uma experiência muito interessante para mim, principalmente, pelos conhecimentos adquiridos. Sempre fui chegado a assuntos políticos e fiquei muito animado com o projeto”, comentou o aluno.
Parlamento do Futuro
Mais de 6.500 estudantes de todo o Piauí participam do projeto Parlamento do Futuro, que elegerá 30 deputados, entre estudantes do ensino médio de todo o Estado, para exercerem mandato legislativo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O Parlamento do Futuro é realizado pela Assembleia Legislativa através de parceria firmada com a Secretaria de Educação do Piauí e o Tribunal Regional Eleitoral.
“Estamos apoiando as escolas a incentivarem os estudantes a participar do projeto Parlamento do Futuro, iniciativa que vem para aproximar os estudantes dos espaços de poder decisório. A partir deste projeto, os estudantes da rede pública estadual de ensino terão a oportunidade de vivenciar as experiências na vida política e refletir o papel de cada cidadão”, ressaltou o secretário Washington Bandeira.