Ícone buscar

Estudante de Inhuma se destaca com conquista de medalha e bolsas de monitoria e de iniciação científica

  • Priscila Florêncio
  • 15/11/2023

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Manoel Ferreira Barbosa de Macêdo, localizado no município de Inhuma, tem entre seus estudantes matriculados uma aluna que vem se destacando pelo seu brilhante e promissor currículo escolar. 

A estudante da 3ª série do Ensino Médio, Poliana de Sousa Ribeiro, é medalhista de bronze da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa e, como prêmio, ela receberá uma bolsa no valor de 300,00 por seis meses.

Além de ser destaque na Olimpíada, Poliana também é monitora da escola, com direito a uma bolsa de 350,00 via Pix, através do Programa Oportunidade Jovem. 

A estudante conta que está muito feliz em ser destaque na escola. “Para mim é ótimo. Poder chegar em casa e contar para os meus pais. É inexplicável ver o orgulho deles”, afirma. 

A jovem ainda completa sua atuação como bolsista, também, do Programa de Iniciação Científica Júnior da Capes envolvendo tipagem sanguínea. A professora de Biologia, Ohana Morais, explica que o projeto foi selecionado para financiamento e foi desenvolvido como parte da sua tese de Mestrado. “Nós submetemos um processo da Capes de Iniciação Científica Júnior para alunos do Ensino Médio. Fomos contemplados. O projeto dava direito a uma bolsa para um aluno para que ele pudesse me auxiliar nesse processo. E ela foi contemplada pelas notas, pelo comportamento, pelo histórico escolar dela. Recentemente, nós apresentamos o resultado desse projeto e fomos premiados nacionalmente. A escola ganhou a assinatura de uma revista científica. Estamos entre os melhores do Brasil”, explica a professora. 

O secretário da Educação, Washington Bandeira, aproveitou para antecipar uma novidade. “A Seduc, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa, em breve vai lançar um edital de Iniciação Científica Júnior para os nossos estudantes do Ensino Médio com pagamento de bolsas também. Nossos estudantes vão concorrer com seus projetos de pesquisa, de iniciação científica junto com os nossos professores”, revelou o gestor.

O Ceti Manoel Ferreira Barbosa de Macêdo acaba de ganhar uma nova estrutura, incluindo novos laboratórios de ciências e informática que irão auxiliar alunos e professores nos programas de monitoria e Iniciação Científica desenvolvidos na escola.


Outras Notícias

Notícias
25/06/2024

Secretário Washington Bandeira apresenta novas funcionalidades da plataforma Canal Educação

Notícias
25/06/2024

Estudantes Seduc participam da primeira fase da SEDUC LEM

Notícias
24/06/2024

Gestão da Aprendizagem: Professores Seduc participaram de capacitação em Matemática nos municípios de Picos e Oeiras

Notícias
24/06/2024

Primeira etapa da Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna será aplicada nesta terça-feira (25) em todas as Escolas Seduc

Notícias
22/06/2024

Secretário Washington Bandeira participa de formatura dos 814 novos graduados pela UAPI em solenidade em Teresina

Notícias
21/06/2024

Estudantes Seduc do Curso Técnico em Marketing Digital produzem vídeo e divulgam a Seduc LEM