Ícone buscar

Projeto irá incentivar soluções criativas dos estudantes na área de sustentabilidade

  • Willame Lucas
  • 14/11/2023

O incentivo a soluções criativas na temática da educação ambiental e da sustentabilidade estarão na rotina dos estudantes da rede pública estadual de ensino a partir da implementação do projeto ECO EducAÇÃO, desenvolvido entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O lançamento do plano de trabalho do projeto aconteceu nesta terça-feira (14), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PI), com transmitido on-line pela plataforma Canal Educação.

Na oportunidade, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, e o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, assinaram o Termo de Cooperação Técnica para a execução do projeto ECO EducAÇÃO. O projeto ECO EducAÇÃO visa criar um planejamento de ações para a qualificação de professores e toda a comunidade escolar, para implantar a Educação Ambiental de forma integrada, permanente e contínua no Sistema de Ensino Público Estadual do Piauí.

“Iniciaremos a fase de capacitação dos nossos profissionais da educação para que eles possam abordar todos os temas relacionados à educação ambiental, tanto nas disciplinas regulares de forma transversal, como também em uma disciplina específica, Educação Ambiental, no segundo turno das escolas de tempo integral. Em outra fase serão desenvolvidas ações pedagógicas dentro da escola, palestras, oficinas, projetos com os nossos estudantes e com a comunidade escolar externa”, detalhou o secretário Washington Bandeira.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, as ações do projeto ECO EducAÇÃO devem consolidar a política de sustentabilidade e desenvolvimento econômico no estado. “Sustentabilidade, Desenvolvimento Econômico e Cidadania são os pilares do ECO EducAÇÃO que serão fortalecidos nas escolas ao incentivar o protagonismo dos alunos em projetos de meio ambiente sustentável. Iremos pensar ações que envolvam a economia verde, um novo nicho a ser desenvolvido para os nossos alunos”, lembra Daniel Oliveira.

O secretário Washington Bandeira reforça que a implementação do projeto está alinhada ao cumprimento da meta do governador Rafael Fonteles quanto ao eixo transversal de sustentabilidade, meio ambiente e ensino. “A educação de tempo integral com ensino profissional, a economia verde e transição energética estão entre as pautas de ação estabelecidas pelo governador Rafael Fonteles e, com a execução do projeto, se faz um passo importante em levar informações para os estudantes da rede estadual. Os nossos alunos poderão reverter estes conhecimentos em projetos de educação ambiental, inclusive, implementando com a Internet das coisas”, pontuou o secretário.

ECO EducAÇÃO

O projeto ECO EducAÇÃO será implementado em quatro eixos: Capacitação de recursos humanos; Desenvolvimento de estudos, pesquisas e experimentações; Produção e divulgação de material executivo; e Acompanhamento e avaliação.

A iniciativa atende à Política Estadual de Educação Ambiental (Lei nº 8.100/23) e ao compromisso nº 5 do Governo do Estado, que consiste em Regulamentar a política estadual de Educação Ambiental (Lei nº 6565, de 30/07/2014) para a implementação da necessária sinergia entre a Semarh e Seduc.

Outras Notícias

Notícias
12/07/2024

Programa Alfabetiza Piauí inicia aulas nesta segunda-feira (15)

Notícias
12/07/2024

Estudantes Seduc conquistam mais de 600 medalhas nas Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica e na Mostra de Foguetes 2024

Notícias
12/07/2024

Seduc divulga lista dos Estudantes e Professores classificados para a Imersão Presencial do Seduc LEM

Notícias
11/07/2024

Seduc realiza oficina de trabalho sobre planejamento e execução orçamentária

Notícias
11/07/2024

Secretário Washington Bandeira participa de ações do “Dia D” do Alfabetiza Piauí

Notícias
10/07/2024

Seduc realiza curso de Português para Professores da Worcester Technical High School que irão receber estudantes do Seduckathon