No segundo dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), diversas equipes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estiveram espalhadas nos principais polos de concentração de estudantes piauienses. Na certeza de que se trata de um momento marcante na vida de cada um deles, a ação intitulada “Dia E” buscou dar suporte e levar uma mensagem de motivação e confiança aos candidatos.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, acompanhou o Dia E em dois polos de aplicação em Teresina: na Faculdade Estácio e no Centro Universitário Santo Agostinho. O gestor afirmou que o segundo dia de exames transcorreu num clima de tranquilidade e sem maiores intercorrências.
“Viemos aqui para prestar essa assistência até os últimos instantes antes da realização das provas. Aqui oferecemos canetas, água e chocolate, mas, acima de tudo, uma mensagem de motivação, confiança e tranquilidade para que eles possam dar tudo de si e alcancem a tão sonhada aprovação e ingresso no Ensino Superior. Nossos estudantes estão muito bem preparados com uma série de ações que fizemos este ano, como os projetos de Recomposição de Aprendizagem, o Avalia Mais, o Novo Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb. Então nós temos certeza que teremos grandes resultados”, frisou Bandeira.
Outro eixo de atuação da Seduc nos dias de prova foi a logística de deslocamento dos estudantes. Para garantir a presença e acesso ao transporte, aproximadamente 15 mil Passes Livres foram entregues na capital e no interior do Estado. Além disso, gestores e gestoras escolares estiveram na linha de frente da organização do deslocamento de 11 mil alunos dos municípios onde estudam, até as 33 cidades-polo de aplicação das provas do Enem.
No Piauí, 99.644 estudantes efetivaram a inscrição para o certame em 2023. Neste segundo dia de prova, os candidatos foram avaliados com questões objetivas de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. A prova teve duração de cinco horas.
Após a prova, a Seduc promoveu a correção comentada da prova com transmissão ao vivo para todo o Piauí por meio do Canal Educação e da TV Aberta. A ação “Comentários Pós-Enem” envolve os professores das disciplinas cobradas na resolução de questões e objetiva sanar a ansiedade de muitos estudantes para uma conferência estimada do próprio desempenho.