Ícone buscar

Seduc lança curso de formação para Gestores Escolares

  • José Vinicius
  • 09/10/2023

Com o objetivo de oportunizar aos profissionais da educação que têm interesse em se tornar gestores escolares os conhecimentos necessários para o exercício da função, a Secretaria de Estado da Educação lançou, na manhã dessa segunda-feira (09), o curso de Formação para Gestores Escolares. O lançamento foi transmitido no Youtube, pelo Canal Educação, onde mais de 600 gestores escolares puderam acompanhar.

O curso integra o conjunto de ações pensadas pela Seduc que visa a criação do banco de gestores aptos a assumirem a Gestão das Escolas Públicas Estaduais do Piauí. A formação corresponde a 2ª etapa do processo de seleção de gestores e é destinada a todos os candidatos inscritos que tiveram suas inscrições deferidas para a continuidade do processo de seleção de gestores.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve presente na formação e destacou que a figura do gestor possui uma grande relevância para a Rede Estadual de Educação para que se possa alcançar muitos resultados e ter uma educação de qualidade. “O gestor é o protagonista desse processo e, para isso, é necessário que ele tenha todas as valências de um bom gestor, que é a gestão administrativa, gestão pedagógica, gestão financeira e a gestão de pessoas no sentido da liderança, do clima escolar e da comunicação interna e externa. E esse é o nosso propósito com esse curso, fomentar e fortalecer essas valências e também fazer uma avaliação do trabalho que eles estão desempenhando dentro desse contexto do banco do gestor”, detalhou o secretário.

Durante o curso serão trabalhadas temáticas referentes à atuação do gestor em suas diferentes dimensões: como gestão pedagógica, administrativa e financeira, habilidades sociais e emocionais que fazem a diferença no mundo profissional. Além disso, serão incluídos temas como liderança, gestão de conflitos, gestão de projetos, de pessoas e de processos, análise de dados e resultados, tomada de decisão, flexibilidade, pensamento analítico, visão sistêmica, dentre outros.

“Essa formação e todo esse trabalho que a gente tem realizado é uma novidade e está muito atrelada à política de gestão democrática que está presente no Plano Nacional de Educação e no Plano Estadual de Educação. E é uma forma de fazer com que a gestão das escolas passe a ser ainda melhor, muito mais organizada, muito mais profissionalizada. Queremos ter os melhores gestores com a melhor segurança administrativa e pedagógica dentro das nossas escolas”, declarou a superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo.

Dividido em 4 módulos, o curso terá uma carga horária de 40 horas e será realizado no período de 9 a 20 de outubro. Todo o material será disponibilizado na plataforma do Canal Educação.

Outras Notícias

Notícias
05/05/2025

Seduc anuncia resultado da seleção para Bolsistas do Programa de Alfabetização na Idade Certa

Notícias
05/05/2025

Pré-Enem mais Pré-Saeb Seduc reforça preparação com aulas ao vivo no YouTube

Notícias
04/05/2025

Governo do Piauí concede reajuste salarial e promoções aos Profissionais da Educação

Notícias
03/05/2025

Caravana Acelera Seduc: Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam equipamentos e anunciam reformas em escolas do Meio-Norte piauiense

Notícias
02/05/2025

Educação pública do Piauí vira referência com salto digital e uso de inteligência artificial

Notícias
02/05/2025

Sessão de cinema vira aula criativa e prepara alunos para o Saeb em Escola de Tempo Integral no interior do Piauí