Ícone buscar

Seduc capacita produtores de São João do PI no projeto Piauí, Doce Mel

  • Willame Lucas
  • 02/10/2023

Os produtores de mel do Piauí, localizados nos assentamentos no município de São João do Piauí, iniciaram na última semana de setembro o curso piloto de apicultura dentro do projeto “Piauí, Doce Mel”. A iniciativa faz parte do plano de ação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para a capacitação e formação técnica da cadeia produtiva do mel no estado.

A formação, organizada como piloto, inclui o intercâmbio de técnicas de manejo das colônias de abelhas no apiário buscando elevar a qualidade da produção local.

Com carga horária de 40 horas, os formadores desenvolvem as técnicas de apicultura adequando o conteúdo pedagógico e a metodologia para execução das aulas teóricas e práticas. Na parte prática, os produtores devem utilizar as colmeias cedidas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Além do município de São João do Piauí, a Seduc prepara a capacitação piloto para produtores nos municípios de São Miguel do Tapuio, Piripiri e Pedro II, como explica o superintendente da Seduc, Paulo Henrique.

“A partir desta primeira experiência, em São João do Piauí, iremos realizar a análise da metodologia, das abordagens práticas e teóricas e, assim, expandir o curso aos quatro municípios. Nos primeiros resultados práticos observamos que os pequenos produtores, que estão fazendo o curso, estavam realizando práticas de manejo inadequadas com as abelhas e prejudicando sua produção", comentou o superintendente.

Na capacitação, os assentados recebem ainda instrução quanto à prevenção de pragas e tratamento das colmeias infestadas por ácaro.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do investimento em pesquisa e inovação para o fortalecimento da produção de mel no estado. “A troca de conhecimentos entre os pesquisadores, os produtores locais e as ações da Seduc, com o projeto Piauí Doce Mel, são passos importantes para impulsionar o estado. Estamos executando este projeto piloto para impulsionar a produção de mel com o objetivo de qualificar 5 mil pequenos produtores de mel ao longo dos quatro anos”, pontuou Washington Bandeira.

Outras Notícias

Notícias
05/05/2025

Seduc anuncia resultado da seleção para Bolsistas do Programa de Alfabetização na Idade Certa

Notícias
05/05/2025

Pré-Enem mais Pré-Saeb Seduc reforça preparação com aulas ao vivo no YouTube

Notícias
04/05/2025

Governo do Piauí concede reajuste salarial e promoções aos Profissionais da Educação

Notícias
03/05/2025

Caravana Acelera Seduc: Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam equipamentos e anunciam reformas em escolas do Meio-Norte piauiense

Notícias
02/05/2025

Educação pública do Piauí vira referência com salto digital e uso de inteligência artificial

Notícias
02/05/2025

Sessão de cinema vira aula criativa e prepara alunos para o Saeb em Escola de Tempo Integral no interior do Piauí