Ícone buscar

Professor do Ceti João Henrique usa Metaverso nas aulas de Artes

  • José Vinicius
  • 29/09/2023

Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa, localizado na zona Sul de Teresina, estão tendo a oportunidade de vivenciar uma experiência inovadora e tecnológica, durante as aulas da disciplina de Arte. Por meio do Metaverso, um ambiente virtual imersivo construído através de tecnologias como a realidade virtual, foi criado um museu virtual com as obras de arte do estilo artístico Rococó. Utilizando avatares, bonecos virtuais customizados em 3D, os alunos puderam visitar o museu e captar informações para adquirir conhecimento a respeito dos assuntos da disciplina.

O método tecnológico de aprendizado foi promovido e desenvolvido pelo professor do centro educacional, Stefferson Savio, que é formado em Artes e trabalha na área de Designer Gráfico. Com o Facebook Connect, o professor pôde observar as aplicações voltadas à Educação e o quanto isso poderia somar com o processo de ensino-aprendizagem, especificamente nas aulas de Artes.

“A minha intenção desde o começo era que fosse acessível a todos e que não dependesse de máquinas poderosas ou celulares avançados. Queria que todos pudessem ter a experiência de uma aula em um ambiente virtual tridimensional, onde todos pudessem interagir em tempo real uns com os outros. Foi então que criei uma galeria de artes no metaverso, onde os alunos pudessem ver obras de artes do assunto que estava ministrando, que era o Rococó. Após anos estudando formas de aplicação pude encontrar o meu ponto de partida e que com certeza já seria uma primeira tentativa robusta, válida e única”, explicou o professor.

No metaverso os alunos precisaram criar os seus avatares para interagirem entre os outros colegas na galeria virtual, onde eles poderiam ver as obras de artes do movimento artístico rococó. “A praticidade e simplicidade do metaverso contribui mais ainda para a intuitividade da coisa, pois não só cativa pela forma que é proposta o conteúdo, mas também, pela praticidade em visualizar o mesmo”, afirma o estudante da 2ª série do Ensino Médio, Miguel Arcanjo.

Para o estudante Ulysses Gabriel, a nova ferramenta trabalhada poderá ser uma grande evolução no aprendizado de todas as disciplinas da escola. “Já imaginou quantos alunos têm condições de ir a um museu de artes ou a uma representação fiel da queda de Napoleão Bonaparte? De observar uma reação química? Bem, tudo isso é possível no metaverso. Com certeza todas as matérias escolares irão se beneficiar com essa nova técnica, humanas e principalmente exatas. As aulas de física seriam muito mais complementares com experiências no metaverso. Isso foge completamente de um simples slide, pois estamos interagindo com a informação que nos é fornecida, é uma ótima forma de se reforçar um conteúdo. Uma ideia que com certeza vai levar a escola a um rumo aonde ainda não foi”, complementa o adolescente.

Outras Notícias

Notícias
05/05/2025

Seduc anuncia resultado da seleção para Bolsistas do Programa de Alfabetização na Idade Certa

Notícias
05/05/2025

Pré-Enem mais Pré-Saeb Seduc reforça preparação com aulas ao vivo no YouTube

Notícias
04/05/2025

Governo do Piauí concede reajuste salarial e promoções aos Profissionais da Educação

Notícias
03/05/2025

Caravana Acelera Seduc: Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam equipamentos e anunciam reformas em escolas do Meio-Norte piauiense

Notícias
02/05/2025

Educação pública do Piauí vira referência com salto digital e uso de inteligência artificial

Notícias
02/05/2025

Sessão de cinema vira aula criativa e prepara alunos para o Saeb em Escola de Tempo Integral no interior do Piauí