Ícone buscar

Atividades dos grêmios escolares incentivam estudantes a terem voz ativa na rotina escolar

  • Willame Lucas
  • 22/09/2023


No Brasil, o Dia da Juventude é comemorado em 22 de setembro. A data marca o desenvolvimento de alunos autônomos, colaborativos e conscientes socialmente. Estas características são incentivadas nas escolas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a criação dos grêmios escolares em todo o estado.

Lívia Maria de Jesus Araújo, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Pereira, localizado no bairro Parque Brasil, em Teresina, viu a oportunidade de fazer parte do grêmio escolar para ter mais voz nos projetos que a escola realiza.

“A motivação que tivemos para criar o grêmio escolar foi a necessidade de trazer melhorias e reivindicações dos alunos para o conhecimento da (gestão) escola. Realizamos todo o processo de eleição com apoio da Seduc e hoje somos 20 estudantes participando do grêmio Face”, explicou a estudante.

A Supervisão de Grêmios Estudantis (SUGRES) da Seduc incentiva a prática do diálogo entre os estudantes e a gestão escolar com formações e a implantação de grêmios estudantis. Com o trabalho de mobilização, 183 grêmios já foram criados entre as escolas do Piauí e 47 estão passando pelo processo de formação com as eleições, tendo em média 1.700 estudantes participando ativamente.

As escolas da rede estadual de ensino recebem a equipe da SUGRES, que promove formações destacando a importância do grêmio escolar, desde a escolha dos líderes de turma, e o acompanhamento das atividades, como explica Vinicius da Silva Noleto, supervisor dos Grêmios Estudantis.

“Nestes encontros os estudantes recebem todo o conhecimento de forma bem explícita dos direitos, deveres e porque é necessário a representação estudantil na escola. O trabalho é feito a partir das escolhas dos líderes de turma na escola e a supervisão dos grêmios estudantis realiza uma formação para a comissão responsável pelo estatuto, edital de eleição e todo o processo de escolha dos alunos”, detalha.  

A líder de turma celebrou a mudança no protagonismo dos estudantes: “Sermos protagonistas traz muitos benefícios. Levamos o mundo deles para as autoridades. Com o nosso grêmio instalado percebemos como os alunos ficaram mais opinativos e confortáveis para expor suas ideias”, disse Lívia Maria.

Outra iniciativa da SUGRES é focada na mobilização dos estudantes que irão realizar os vestibulares. As equipes vão aos municípios que receberão as revisões preparatórias do Novo Pré-Enem Seduc e Pré-Saeb e, de forma antecipada, convocam os estudantes a participarem das revisões preparatórias garantindo o engajamento da comunidade estudantil.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça que os grêmios estudantis são ferramentas oportunas para o protagonismo dos jovens enquanto meio de formação cidadã. “Incentivamos as escolas da Rede Pública Estadual de Educação sobre a importância da formação de um Grêmio Estudantil, que torna o diálogo uma importante ferramenta pedagógica ao oportunizar aos jovens agir politicamente e conciliar opiniões no ambiente escolar”, informou.

A Seduc trabalha uma cartilha, em parceria com a Coordenadoria da Juventude do Piauí e Conselhos Escolares, com informativos quanto à criação dos grêmios escolares, atividades de formação e os projetos a serem desempenhados pelos estudantes.

Outras Notícias

Notícias
05/05/2025

Seduc anuncia resultado da seleção para Bolsistas do Programa de Alfabetização na Idade Certa

Notícias
05/05/2025

Pré-Enem mais Pré-Saeb Seduc reforça preparação com aulas ao vivo no YouTube

Notícias
04/05/2025

Governo do Piauí concede reajuste salarial e promoções aos Profissionais da Educação

Notícias
03/05/2025

Caravana Acelera Seduc: Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam equipamentos e anunciam reformas em escolas do Meio-Norte piauiense

Notícias
02/05/2025

Educação pública do Piauí vira referência com salto digital e uso de inteligência artificial

Notícias
02/05/2025

Sessão de cinema vira aula criativa e prepara alunos para o Saeb em Escola de Tempo Integral no interior do Piauí