Ícone buscar

Quase 40 mil estudantes da Rede Pública Estadual realizam o 4º Simulado Pré-Saeb nesta quinta-feira (21)

  • Ascom Seduc
  • 21/09/2023

Buscando diagnosticar os índices educacionais e preparar os estudantes para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (21), o 4º Simulado Pré-Saeb. A avaliação envolveu 38.260 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio de 563 escolas da Rede Pública Estadual.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça que essa ação é fundamental para fortalecer a qualidade do ensino dos estudantes. “Essa é uma oportunidade que toda a comunidade escolar tem de vivenciar situações semelhantes ao do dia da aplicação oficial do Saeb e ainda de ampliar e fortalecer a responsabilidade de cada um durante esse processo. Estamos trabalhando para criar condições e obter os resultados daquilo que desejamos alcançar, que é mais qualidade no aprendizado do aluno. O reflexo disso será o primeiro lugar no Ideb e a aprovação dos estudantes no vestibular”, enfatizou o secretário.

Abordando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, os simulados são aplicados a cada 15 dias, utilizando 02 modelos de cadernos de provas compostos pela mesma estrutura de questões do Saeb para que os alunos possam se familiarizar com o modelo exigido no exame. As provas possuem 52 questões objetivas, divididas em 04 blocos de 13 questões com a abordagem de leitura e interpretação, além de raciocínio lógico e matemático. A duração máxima para sua realização é de 2h30.

Os simulados Pré-Saeb fazem parte das ações do Projeto Avalia Mais, que integra o Acelera Seduc. O seu principal foco é contribuir para que a educação do Piauí possa atingir as primeiras colocações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além disso, a avaliação serve de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.

Por meio da Seduc, as escolas estão focando em todo o processo de realização do Saeb, desde a mobilização, acolhida no dia da prova, realização de simulados como preparação e após a aplicação, trabalhando a devolutiva da prova com os estudantes e comunidade escolar em geral.


SAEB

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

Outras Notícias

Notícias
02/05/2025

Educação pública do Piauí vira referência com salto digital e uso de inteligência artificial

Notícias
02/05/2025

Sessão de cinema vira aula criativa e prepara alunos para o Saeb em Escola de Tempo Integral no interior do Piauí

Notícias
01/05/2025

Seduc realiza pagamento de bolsas para mais de 500 medalhistas das Olimpíadas do Conhecimento no Piauí

Notícias
01/05/2025

Seduc conclui entrega de fardamento para estudantes da rede estadual

Notícias
30/04/2025

Professores inscritos no Laboratório de Redação já podem consultar locais de prova

Notícias
30/04/2025

Seduc paga bolsas a mais de 900 estudantes e reforça luta contra o analfabetismo